Da “Velocidade Furiosa” ao leilão: O Peterbilt

14/01/2024

A 1 de Agosto de 2019 foi lançado o filme Velocidade Furiosa: Hobbs & Shaw, um spinoff da saga The Fast and The Furious, dirigido por David Leicht e escrito por Chris Morgan, e que retrata o MI6 a tentar localizar um supervírus de uma organização terrorista. Para isso, pedem ajuda a Luke Hobbs, interpretado por Dwayne Johnson, e Deckard Shaw, interpretado por Jason Statham. Um dos veículos utilizado pelos protagonistas é um Peterbilt bastante modificado e que hoje apresentamos.

Partindo do chassis de um Chevrolet Suburban de 1983, viu ser-lhe aplicada a cabine de um Peterbilt de 1966. Para locomover este colosso encontramos um motor V8 LS3 de 6,2L de cilindrada, com uma potência na ordem dos 525cv às 5.900rpm e um binário superior a 550Nm às 4.600rpm. Todos estes números são enviados para as rodas traseiras através de uma caixa semiautomática de três velocidades e um eixo Currie com autoblocante Detroit Locker. Está ainda equipado com suspensão independente nas quatro rodas, com amortecedores ajustáveis King com reservatório externo, e travões de disco igualmente nas quatro rodas.

De salientar que os dois turbos Turbonetics montados na lateral do camião não são funcionais, estão apenas montados naquele local por razões estéticas, assim como os dois escapes. O motor LS3 mantém-se naturalmente aspirado e o sistema de escape está colocado na zona inferior do automóvel.

Este Peterbilt foi construído unicamente com o propósito de ser utilizado no filme e custou cerca de 285 mil dólares, algo como 260 mil euros. Apesar das alterações, é totalmente funcional e está legal para circular na via pública. Após a sua utilização na película, foi usado para eventos promocionais e conduzido pelo próprio Dwayne Johnson na estreia da mesma.

No passado dia 7 de Novembro de 2023 foi vendido em leilão da plataforma Bring a Trailer, por 106 mil dólares, cerca de 97 mil euros.

1
2
3
4
5
6