DEKRA realiza testes rápidos a baterias de veículos eletrificados

22/01/2023

Por regra, o teste real da DEKRA não excede quinze minutos para fornecer um valor preciso para o estado de conservação de uma bateria de um veículo eletrificado.

 

A DEKRA lançou no mercado um novo teste rápido de baterias para veículos eletrificados. O processo patenteado foi validado pela RWTH Aachen University e também por diversos fabricantes de veículos, após a realização de testes de validação. “Por regra, o teste real não excede quinze minutos para fornecer um valor preciso para o estado de conservação de uma bateria. “Como a bateria representa uma grande parte do valor total de um veículo elétrico, o seu estado de conservação é um fator decisivo”, avança a DEKRA em comunicado.

O teste é baseado na medição das características da bateria durante um test drive muito curto. “Basta uma breve aceleração ao longo de 100 metros, durante a qual os dados são lidos através do interface de diagnóstico integrado”, explica a empresa.

O know-how essencial, no entanto, está na capacidade de interpretar os valores medidos. “O processo é apoiado por uma base de dados altamente sofisticada e um algoritmo extremamente complexo. Os dados principais são determinados antecipadamente para cada tipo de veículo, com base em test drives sob uma ampla gama de condições. A isto segue-se uma estruturação e uma maior complexidade de cálculos, em parte com a ajuda da inteligência artificial, a que designamos processo de ‘parametrização’. No teste, os resultados da medição são avaliados com base nesses parâmetros específicos”, sublinha a DEKRA em comunicado.

Atualmente, a lista de veículos para os quais a DEKRA pode realizar um teste rápido inclui mais de 70 modelos de volume de vários fabricantes a nível mundial.

“Particularmente na gestão de veículos usados, a determinação precisa e rápida do estado de conservação é extremamente importante para que o processo seja transparente e seguro. Com outros métodos, o processo geralmente leva pelo menos várias horas; às vezes dias – incluindo ciclos de carga e descarga demorados. Portanto, a grande vantagem é que podemos fornecer uma avaliação altamente fiável num tempo muito curto. Ninguém mais no mercado oferece um método tão rápido”, acrescenta.