DeLorean DMC-12 pode regressar à estrada este ano

24/01/2021

O icónico desportivo que chegou a brilhar no grande ecrã, no filme “Regresso ao Futuro”, prepara-se para regressar à estrada, ao fim de 40 anos.

O coupé com portas asas-de-gaivota e carroçaria em aço inoxidável, idealizado por John DeLorean, com assinatura de Giorgetto Giugiaro, fundador da Italdesign, gabinete de estilo italiano que parece agora preparado para apadrinhar o regresso do ícone. O mítico MC-12 nunca foi um sucesso de vendas, seriam produzidas aproximadamente 9000 unidades, numa curta e conturbada carreira comercial, mas a popularidade conquistada no cinema, com a triologia “Regresso ao Futuro”, onde era utilizado para viajar no tempo, ajudou na conquista do invejável estatuto de automóvel de culto.

Apesar de várias tentativas de fazer regressar o mito – uma empresa texana adquiriu todo o espólio da empresa original e tentou reiniciar a produção em pequena escala em 2008 –, só agora, poucos dias depois de aprovada nos Estados Unidos a norma definitiva que permite a produção de réplicas de modelos com mais de 25 anos, desde que em edições limitadas a 325 automóveis por ano, o DMC-12 volta a ser tema.

A Italdesign publicou nas redes sociais uma mensagem que sugere claramente que existem planos para o fabrico de versão moderna do modelo, com os primeiros rumores a apontarem para um ‘remake’ do carro original com propulsão elétrica no lugar do V6 PRV desenvolvido em parceria pela Peugeot, Renault e Volvo, a debitar modestos 130 cv.

https://twitter.com/italdesign/status/1352224500448948228