Depois da Tesla, a Edison entra na guerra dos elétricos

27/01/2024

A EdisonFuture não passou desapercebida na última edição do LA Autoshow, onde mostrou o EF1-T, pick-up elétrica para rivalizar com o Tesla Cybertruck.

Reeditando a “Guerra das Correntes” uma das mais famosas disputas do final do século XIX, que opunha Thomas Edison, um dos maiores inventores da humanidade, responsável pela criação da lâmpada como a conhecemos hoje, autor de mais de mil patentes e defensor da utilização da corrente contínua para distribuição de eletricidade, em contraposição à corrente alternada, defendida por Nikola Tesla.

O genial “mago do Oeste”, como era conhecido o engenheiro sérvio que chegou a trabalhar para Edison, inspirou a marca de Elon Musk. E Edison é o nome de uma das suas concorrentes em afirmação.

A EdisonFuture é uma start-up californiana que opera como subsidiária da SPI Energy, companhia chinesa estabelecida em 2016 na área das energias renováveis, para o segmento dos veículos multiusos. Na rampa de lançamento, a empresa tem uma pick-up elétrica de linhas futuristas e soluções de carregamento por energia solar, a EF1-T, mais uma concorrente da Tesla Cybertruck.

Embora os detalhes técnicos sejam atualmente limitados, foi confirmado que o EdisonFuture EF1-T estará disponível em três versões, Standard, Premium e Super, que já podem ser configuradas na página da marca na internet, com tração traseira e motor único, com motor duplo e tração integral ou três motores elétricos.

Sabe-se que a versão monomotor acelera de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos, e que a versão de dois motores foi projetada para gerar aproximadamente 600 cv de potência, cumprindo a mesma medição em 4,5 segundos. No topo de gama, 700 cv e 3,9 segundos de 0 a 100 km/h.

A empresa não divulgou informações sobre as baterias, mas anuncia autonomia elétrica de mais de 700 km para a versão mais potente da gama e um evoluído sistema de carregamento através de energia solar, com painéis fotovoltaicos no tejadilho, na tampa da caixa da carga, integrados numa estrutura retrátil eletricamente, ou no denominado “mosaico solar”, que cobre toda a zona do tablier para aproveitar a energia do sol que incide em abundância naquela área do veículo, ao mesmo tempo que fornece uma assinatura visual interessante.

 

A pick-up de linhas futuristas dispõe de grupos óticos full LED, câmaras em vez de retrovisores, painel de instrumentos digital e um ecrã central de 17,5 polegadas.
O EdisonFuture EF1-T já pode ser reservado online, estando as primeiras entregas previstas apenas para 2025.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.