Onda de roubos chegou aos radares de trânsito na Europa. Na Suécia, centenas de aparelhos para o controlo da velocidade roubados desapareceram das bermas das estradas nas últimas semanas.
De acordo com o “The New York Times”, cerca de 200 radares foram vandalizados e parcialmente roubados em regiões rurais de Estocolmo, Uppsala e Dalarna, onde, segundo fonte policial, há 2.300 pontos para fiscalização de velocidades entre 70 e 90 km/h.
Desde agosto que as autoridades assistem ao aumento destas ocorrências, sempre com padrões semelhantes. Mas, só no mês de outubro, o número de registos disparou: foram 160 roubos investigados.
Na maioria dos casos, a câmara no interior do dispositivo foi o alvo, ficando as restantes peças ao abandono.
As motivações ainda não são claras para as entidades competentes, o que vai abrindo espaço à especulação. Segundo o jornal diário “Aftonbladet”, o Ministério da Defesa ucraniano afirma que tem encontrado o exatamente o mesmo tipo de câmaras instaladas nos radares de velocidade em drones “caseiros” russos destruídos pelo exército da Ucrânia. Teoria que ainda não mereceu comentário por parte das autoridades suecas.