Depois dos híbridos, Lexus investe na produção de fruta ‘premium’

28/06/2020

Já não são só os automóveis e a oferta de uma completa gama de modelos híbridos. A Lexus quer diversificar a sua aposta na sustentabilidade, investindo na agricultura biológica e na produção de… maçãs.

A marca de prestígio da Toyota, está apostada em levar a sua etiqueta de exclusividade para lá dos automóveis. E à semelhança do que fez recentemente a Rolls-Royce, que instalou colmeias nos campos que o seu quartel-general, onde mais de 250 mil abelhas produzem mel de qualidade, comercializado com o emblema do construtor de luxo britânico, a Lexus dedica-se agora à produção de fruta.

Trata-se de uma qualidade específica de maçãs, cultivadas em Espanha, na Serra de Alcarama, em La Rioja Baja, zona que é demarcada pela Reserva da Biosfera da UNESCO. Um microclima único, onde a temperatura varia quase 20º entre a noite e o dia, e que confere aos frutos sabor, cor e aroma característicos.

Imagem de marca

Como os métodos de produção dos automóveis da marca valorizam muito o contributo artesanal dos mestres Takumi, a obtenção destas maçãs Fuji, muito apreciadas no Japão, e de qualidade impressionante obedece a alguns processos manuais, nomeadamente na etiquetagem individual de adesivos com o logo da Lexus em cada maçã antes de amadurecer. Faz-se sobre a casca durante os meses de junho e julho, no ponto de maior incidência de luz, para que fiquem marcadas como de uma tatuagem se tratasse.

O construtor japonês não revelou se pretende comercializar este novo produto, mas é provável que estas maçãs sejam apenas mais um ‘mimo’ à disposição dos clientes da marca nos seus concessionários de topo espalhados pelo mundo.