Publicidade Continue a leitura a seguir

Depois dos móveis, os carros. Ikea lança elétrico com 374 peças para montar em casa

Publicidade Continue a leitura a seguir

Modelo é desenvolvido em parceria com a Renault e vai custar 5300 €, mais barato do que o Citroën AMI, que já se vende na FNAC…

Com o advento do automóvel elétrico e conectado não são apenas as empresas tecnológicas que estão a tornar-se cada vez mais envolvidas no negócio da mobilidade. Agora, para além de Apple, Sony, Huawei e de uma vasta lista de outras firmas, também vai poder comprar carro… no IKEA!

A marca nórdica de mobiliário para construir em casa surpreendeu tudo e todos ao anunciar que está preparada para diversificar a sua oferta, passando a oferecer, no seu catálogo de produtos, um automóvel.

O veículo é concebido pela Renault, respeitando os pressupostos de simplicidade que associamos à marca Ikea, pensado para ser relativamente fácil de montar em casa, como se de um roupeiro ou de um candeeiro se tratasse.

O Höga, assim se chama ‘IkeaCar’, ainda é apenas um protótipo, apresentando-se na configuração de apenas dois lugares, com uma carroçaria muito compacta, concebida para utilização vincadamente urbana. Mede só 1,8 metros de altura e 2,3 metros de comprimento, cerca de 30 cm mais pequeno do que um Smart Fortwo. Para ainda superior agilidade na lufa-lufa do trânsito citadino, os engenheiros da Renault dotaram o carro Ikea com com quatro rodas direcionais.

Nos primeiros desenhos publicados podem conhecer-se algumas das soluções de funcionalidade que permitem, por exemplo, reconfigurar o interior e passar usar o lugar do ‘pendura’ para arrumar uma cadeira de rodas, pranchas ou uma bicicleta.

Por revelar ficam, para já, as características técnicas do motor e da bateria e todos os elementos de segurança que vão permitir a sua homologação para estrada.

A ideia é vender o Höga nas lojas da marca sueca numa embalagem com 374 peças.

O preço: 5300 euros.