Desafio para desenvolver a cadeira de rodas do futuro já tem vencedor

21/12/2020

O Desafio de Mobilidade Ilimitada, promovido pelo Fundo para a Mobilidade da Toyota, é uma competição que desafia engenheiros, criativos e designers a avançaram com soluções que ajudem a melhorar a mobilidade de pessoas com paralisia dos membros inferiores. O prémio da edição deste ano, no valor de cerca de um milhão de euros, já foi entregue a um projeto do Reino Unido, com o nome Phoenix Instinct.

Trata-se de uma cadeira de rodas ultraleve construída em fibra de carbono, com vários elementos inovadores para tornar a sua utilização mais fácil e segura. Entre os equipamentos, está um sistema que permite ajustar automaticamente o centro de gravidade de acordo com a velocidade e as condições do piso, aumentando a estabilidade e a manobrabilidade. Visando o melhor conforto possível, um mecanismo elétrico está instalado nas rodas dianteiras para anular vibrações, dispondo ainda de um mecanismo inteligente de travagem capaz de avaliar de forma totalmente autónoma quando a cadeira circula numa descida, ajustando automaticamente a velocidade.

Com o apoio recebido pela Toyota, os responsáveis pelo projeto acreditam agora que podem passar à fase de produção em série.

Estes foram os outros quatro projetos finalistas:

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.