Descoberto o primeiro Lamborghini Countach LP500 S e que pertenceu ao guitarrista Carlos Cavazo

23/05/2023

O Lamborghini Countach nasceu das mãos de Marcello Gandini, quando este trabalhava na Bertone, inspirado nos protótipos com desenho em cunha, Alfa Romeo Carabo de 1968 e o Lancia Stratos Zero de 1970, tornando-se num ícone dos desportivos exóticos, ajudado também pela sua produção bastante extensa, entre 1974 e 1990.

Ao longo dos anos o Countach foi sendo melhorado, tanto a nível mecânico, como a nível de aspecto exterior e interior. O Countach LP400 foi o primeiro modelo a ser lançado, com um desenho mais fluído e equipado com o motor V12 de 3,9 litros de cilindrada, desenvolvendo 375cv. Em 1978 é lançado o Countach LP400 S, que se distingue pelo exterior mais agressivo e pneus mais largos, no entanto, a potência do motor foi reduzida para os 355cv.

Em 1982 seria lançada a terceira versão do Countach, a LP5000 S, também conhecida por LP500 S, onde o motor foi redesenhado por Giulio Alfieri, com a cilindrada do motor elevada para os 4,8 litros, para assim ter um maior ganho de potência e performances. Com seis carburadores Weber e duas árvores de cames em cada cabeça, a potência alcançada é de 368cv às 7.500rpm. O exterior permaneceu inalterado, em relação ao LP400 S, no entanto, o interior recebeu algumas alterações. No total, apenas 321 exemplares foram produzidos do Countach LP5000 S até 1985, quando foi substituído pelo Countach LP5000 Quattrovalvole.

Presente neste artigo está o primeiro Lamborghini Countach LP500 S produzido e foi o modelo que esteve em exposição no Salão Automóvel de Genebra de 1982. Além disso, foi este automóvel que a Lamborghini utilizou para as fotografias das brochuras da época.

Após ser utilizado no Salão, este Countach foi vendido a Aaron Rosen em Itália, exportando-o para a Alemanha e de seguida para os EUA. Em 1985 foi adquirido por Carlos Cavazo, guitarrista do grupo de glam metal, Quiet Riot. A primeira coisa que fez foi substituir os carburadores por um sistema de injeção electrónica extraído de um BMW para assim o poder homologar.

Cavazo utilizou-o durante 15 anos até o guardar no Franco European Sport Cars Inc, na Califórnia, com pouco mais de 66 mil quilómetros. Permaneceu nesse local por mais de 20 anos até que Carlos decidiu avançar para o restauro do automóvel. No entanto, Franco Barbuscia, proprietário da Franco European Sport Cars Inc, faleceu em 2021 e o restauro não avançou.

Por este ser o primeiro Countach LP500 S produzido, está inserido no grupo dos cinco exemplares equipados com vários pormenores que não estavam disponíveis nos modelos seguintes, como as jantes Campagnolo de magnésio, os emblemas 5S na traseira e os alargamentos do Countach LP400 S.

Agora, este importante Lamborghini Countach LP500 S encontra-se à venda tal como foi encontrado, na Driver Source, por 695 mil dólares, cerca de 638 mil euros. Junto com o automóvel, segue ainda o spoiler traseiro completamente novo e nunca montado no automóvel, além das ferramentas e manuais originais.