Desde o início do mês que em Oslo só podem circular táxis elétricos

07/11/2024

Oslo torna-se a primeira capital europeia a obrigar a que todos os táxis sejam elétricos. A medida já entrou em vigor, apesar do pedido dos taxistas para que fosse adiada até 2027.

Desde o início do mês que na capital norueguesa todos os táxis que circulam dentro dos limites da cidade têm de ser obrigatoriamente elétricos.

A medida que agora entrou em vigor foi pela primeira vez anunciada pelo conselho municipal de Oslo em setembro de 2020 e confirmada nos últimos dias, com o novo regulamento a estabelecer que “os táxis que circulam em Oslo não podem continuar a ter quaisquer emissões de motores de combustão após 1 de novembro de 2024”. A única exceção são as viagens de táxi para lá das fronteiras de Oslo.

Os taxistas não tiveram sucesso no seu pedido de adiar a medida. A motorista de táxi e chefe da filial de Oslo da Associação Norueguesa de Táxis, Anne Karlsen Hove, disse ao Aftenposten que “na pior das hipóteses, haverá uma crise de táxi neste inverno porque não há capacidade de carregamento suficiente.”

Em Oslo têm sido criadas estações de carregamento exclusivamente para táxis, mas os profissionais do setor estão apreensivos. “É importante evitar o caos de carregamento na capital, e a cidade de Oslo deve garantir que carregadores suficientes sejam construídos, tanto para táxis quanto para outros transportes elétricos”, afirma um elemento da Electric Car Association norueguesa.

Há já muito que os proprietários de táxis de Oslo vêm optando pelos veículos elétricos. De acordo com a Administração Norueguesa das Estradas Públicas, 90% dos táxis de Oslo já eram automóveis elétricos em 2023.

De acordo com a mesma fonte, a penetração de automóveis elétricos no setor dos táxis na Noruega é elevada, cifrando-se nos 88% o ano passado.

A Noruega é o país do mundo com a maior penetração de automóveis elétricos. Em agosto, os automóveis 100% elétricos representaram 94% das vendas de ligeiros de passageiros.

Mas esta não é a única razão para a popularidade dos automóveis elétricos junto dos taxistas. Várias cidades norueguesas estão a acompanhar Oslo e a estabelecer prazos para que todas as licenças de táxis sejam atribuídas a veículos elétricos.

Este movimento tem aderentes do outro lado do mundo. Xangai tem planos para eletrificar toda a frota de autocarros e táxis da cidade já em 2027.

Para cumprir o objetivo, a cidade chinesa prevê que tenham de ser adquiridos cerca de 2800 táxis por ano para atingir o objetivo de 11 000 até 2027.

Assim que o plano da cidade de Xangai seja posto em prática, todos os táxis recém-adquiridos deverão ser Veículos de Novas Energias, ou seja, elétricos a bateria ou elétricos a célula de combustível, assim que este plano for oficialmente posto em prática.