Diamante bruto: Elation Freedom promete mais de 1900 CV elétricos

19/11/2020

Anunciado como o primeiro hípercarro elétrico de luxo, com imagem inspirada na aviação, quatro motores e interior em carbono e metais preciosos, o Elation Freedom acelera de 0 a 100 km/h em 1,8 segundos.

A passagem das mecânicas térmicas para os motores elétricos fez disparar a chegada de novas propostas ao segmento dos mais radicais superdesportivos. Dos Estados Unidos da América chega um modelo com a pretensão de ampliar esse grupo de automóveis exclusivos, o Elation Freedom, um modelo de altas prestações, pensado para contar com três ou quatro motores elétricos e mais de 1900 CV de potência.

Sobre este veículo, projetado ao pormenor para oferecer as sensações de condução mais puras, não se conhecem ainda todas as caraterísticas técnicas. Segundo os seus criadores, o grande argumento de venda será mesmo a possibilidade de personalização a gosto, disponível em duas versões, a ‘standart’, com 1147 CV, e uma opção com quatro motores, a debitar 1930 CV.

 

Com chassis tubular fabricado em fibra de carbono, o supercarro elétrico também terá o baixo peso entre as suas credenciais mais destacadas. A empresa norte-americana fundada por Carlos Satulovsky anuncia 1650 kg para a variante ‘trimotor’, significando 1,4 Kg/CV no binómio peso/potência. Para cumprir 0 a 100 km/h, o Freedom necessita de apenas 1,8 segundos, sendo a velocidade máxima de 418 km/h.

Diamante bruto

Com potência para dar e vender, o hipercarro do pequeno construtor com sede em Silicon Valley, Califórnia, criado pelos argentinos Carlos Satulovsky e Mauro Saravia, quer destacar-se também pelo requinte e exclusividade. E, por isso, na decoração, os elementos em carbono estão em maioria, mas as possibilidades de personalização são praticamente infinitas e incluem acabamentos em pele de qualidade, metais e pedras preciosas.

No Freedom trabalharam engenheiros trazidos da F1, das 24 Horas de Le Mans e de várias outras categorias da competição automóvel na Europa. Da aplicação de muitos ensinamentos das pistas resultou este modelo de imagem fortemente inspirada na aviação, até no cockpit, com consola de instrumentação minimalista em posição central no painel de bordo.

O chassis em carbono (pesa apenas 82 kg) incorpora a bateria de iões de lítio em forma de T, instalada no piso do veículo, disponível nas versões de 100 ou 120 kWh de capacidade, para autonomias entre os 483 e os 644 km entre carregamentos.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.