Em setembro de 2015, com a denúncia da manipulação das emissões poluentes nas mecânicas a gasóleo de milhões de automóveis da Volkswagen, começava a tempestade que colocou definitivamente os motores Diesel no olho do furacão. As autoridades reagiram com normas antipoluição cada vez mais restritivas. E os consumidores também, com a redução na procura dos Diesel.
E, depois da travagem a fundo nos anos que se seguiram ao escândalo da manipulação das emissões, as vendas de automóveis equipados com motores a gasóleo continuam em queda livre.
De acordo com os números revelados esta sexta-feira pela Associação Europeia de Construtores Automóveis (ACEA), no primeiro trimestre de 2021 foram vendidos 593.559 veículos de passageiros com mecânicas Diesel em toda a União Europeia (EU), significando uma travagem de 20,1%, comparativamente a igual período no ano passado.
Contas feitas pela ACEA, o Diesel tem agora quota de mercado de 23,2%, contra 29,9% no primeiro trimestre de 2020.
A associação dos construtores ainda destaca as quebras mais violentas nalguns dos mercados principais, casos de Alemanha (com travagem de 29,4%) e Espanha (-28,3%).Em Portugal, nos primeiros três meses deste ano foram matriculados 8.156 automóveis a gasóleo, o que perfaz 26,3% dos ligeiros de passageiros.
Em sentido contrário na UE, os híbridos continuam a ganhar expressão e representam atualmente 18.4% do total de veículos de passageiros, quase duplicando a sua quota de mercado no espaço de um ano.
