Num esforço para reduzir a pegada ambiental dos veículos alimentados com combustíveis fósseis, a Bosch anunciou que os primeiros ensaios de estrada com gasóleo renovável já decorrem na Alemanha.

Assim, desde o início de novembro que os carros utilizados pelos membros do Conselho de Administração da Robert Bosch GmbH operam com Diesel totalmente renovável. Conhecido como “C.A.R.E. Diesel”, este combustível é sintetizado principalmente a partir de produtos derivados e materiais residuais. A empresa fornecedora deste produto naquele país, a Toolfuel, afirma que o C.A.R.E. Diesel reduz as emissões de CO2 desses carros em cerca de dois terços, ou 65%, do poço às rodas.

Dessa forma, os veículos alimentados a gasóleo podem ter uma maior eficiência e um peso muito mais reduzido em matéria de emissões poluentes, sendo particularmente os combustíveis renováveis importantes para fornecerem uma ‘linha de vida’ aos atuais motores de gasóleo ou para os transportes de longa distância, que funcionam em grande parte com este combustível.

Tendo em conta que o C.A.R.E. Diesel tem ainda de ser incluído na lei alemã relativa à prevenção da poluição do ar, não está, por isso, atualmente disponível nos habituais postos de abastecimento.

Bosch incentiva combustíveis renováveis

Além disso, a empresa está a incentivar o uso de combustíveis renováveis e sintéticos. O R33 Blue Diesel, um combustível aprovado e produzido pela Shell, está disponível para veículos de testes e veículos da empresa nos postos de gasolina nas unidades da Bosch em Feuerbach, Schwieberdingen e Hildesheim, desde há algumas semanas.

O que é o C.A.R.E. Diesel?

O C.A.R.E. Diesel é um combustível totalmente renovável feito principalmente de subprodutos e resíduos, óleos reciclados e gordura. Não contém Diesel convencional – ou seja, combustível fóssil. A NESTE, uma empresa finlandesa de óleo mineral e fabricante de biocombustível, produz o C.A.R.E. Diesel; a Toolfuel é o parceiro responsável pela distribuição na Alemanha. C.A.R.E. é uma marca comercial da Toolfuel, e é a abreviação de Redução de CO2, Grau Ártico, Renovável, Redução de Emissão.

Este combustível contém até 33% de energia renovável, com a pegada de carbono dos mais de 1000 veículos Bosch que reabastecem regularmente nestas três estações a ter uma redução potencial de emissões na ordem dos 20% do poço às rodas. Além disso, a Bosch pretende disponibilizar combustíveis sintéticos e renováveis para carros da empresa e veículos de entrega internos em todos os postos de abastecimento da empresa em toda a Alemanha. A Bosch também está gradualmente a incorporar veículos elétricos movidos a bateria na sua frota.

“Combustíveis renováveis ​e sintéticos podem contribuir muito para limitar o aquecimento global. A sua utilização tem um impacto ecológico muito mais rápido do que a substituição dos veículos e das infraestrutura, uma vez que as estações de abastecimento existentes podem permanecer em operação”, refere Volkmar Denner, CEO da Robert Bosch GmbH, acrescentando ainda que os benefícios são claros e que os mesmos devem ser “considerados na regulamentação da frota de CO2 para carros de passeio e camiões”.

A escolha pelo Diesel renovável assume também um maior pendor ecológico face à gasolina, uma vez que as emissões de CO2 desta última são maiores: “Além da eletromobilidade, precisamos de Diesel e de outras soluções, como combustíveis renováveis e sintéticos, para reduzir ainda mais as emissões de gases de efeito estufa”, completa Denner.

De acordo com dados avançados pela Bosch, “se os combustíveis renováveis ​​e sintéticos fossem amplamente utilizados pelos carros de passageiros europeus, isso por si só poderia economizar até 2.8 gigatoneladas de CO2 até 2050, e isso sem a eletrificação incluída na equação”, ou seja, três vezes a quantidade de dióxido de carbono que a Alemanha emitiu em 2016.

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