Contra a sinistralidade nas estradas todas as estratégias são boas, umas mais originais que outras. E esta colocada em prática pelas autoridades da comuna francesa de Loire-Authion, que estão a testar num cruzamento movimentado de uma na pequena localidade de Bauné uma nova configuração de marcações no pavimento. São linhas brancas aos esses que atravessam toda a via e, segundo os especialistas, servem para confundir os condutores e obriga-os mesmo a retirar o pé do acelerador e reduzir a velocidade.
A localidade com menos de dois mil habitantes tem bastante trânsito, uma vez que serve de ligação entre duas importantes estradas nacionais.
As marcações visam garantir que os automobilistas circulam à velocidade recomendada de 30 km/h, sendo que controlos de radar naquela zona já detetaram antes carros a circular a mais de 100 km/hora!
De acordo com os responsáveis, as marcações estão a mostrar resultados, com o benefício de serem menos prejudiciais para os veículos do que as habituais lombas usadas para o mesmo efeito.