O Ferrari Daytona SP3 bateu toda a concorrência na votação para o superdesportivo mais bonito do ano no Festival Internacional do Automóvel de Paris.
O modelo mais recente da gama ‘Icon’ da Ferrari venceu a votação para o superdesportivo mais bonito de 2022, atribuído pelo painel de especialistas que integram o júri do Festival Internacional do Automóvel de Paris. Nesta que foi a 37.ª edição do prestigiado evento, o Daytona SP3 ultrapassou a concorrência de Alpine A110 Legende GT, Aston Martin Valhalla e Lamborghini Aventador LP 780-4 Ultimae, os outros finalistas a concurso.
Na mesma votação, a organização decidiu ainda distinguir o diretor do Ferrari Style Center, Flavio Manzoni, com o galardão máximo na categoria de design, atribuído ao profissional que mais se destacou pela originalidade, criatividade e autenticidade das suas obras ao longo do ano.
“Estes dois importantíssimos prémios atestam inequivocamente a qualidade e a excelência do trabalho realizado no Ferrari Style Center, que tenho o privilégio de dirigir, assim como o refinamento da investigação formal levada a cabo no Ferrari Daytona SP3”, comentou Flavio Manzoni.
O design Daytona SP3, revelado nas Finais Mundiais da Ferrari em Mugello, evoca os sport-protótipos do passado, com linhas musculadas e aerodinâmica que remetem para os lendários 330 P4, 350 Can-Am e 512 S. Tal como noutros desportivos daquela era, este Daytona SP3 conta com um tejadilho amovível.
O motor é um V12 atmosférico de 6.5 litros e bancadas de cilindros com inclinação a 65 graus entre si, sendo também o motor de combustão interna mais potente produzido pela marca para um automóvel de produção em série: debita 840 CV de potência e 697 Nm de binário às 9700 rpm.