Publicidade Continue a leitura a seguir

E se a polícia usar carros de cartão para parar condutores em excesso de velocidade?

Publicidade Continue a leitura a seguir

O excesso de velocidade continua a ser umas das maiores causas de mortalidade nas estradas portuguesas, apesar de todos os esforços das autoridades para travar o fenómeno. Agora, parece que a polícia espanhola encontrou mais uma ferramenta para levar os condutores a levantarem o pé do acelerador. A solução é criativa e especialmente económica: carros de cartão…!

Nós explicamos. A ideia não é original, já em 2019 as autoridades turcas colocaram nas bermas das estradas mais críticas do país em matéria de sinistralidade várias réplicas em papelão dos carros das suas divisões de trânsito, com o intuito de assustar e desencorajar os aceleras. Tudo porque, à distância, as figuras em cartão são facilmente confundidas com o carro real e a reação da esmagadora maioria dos condutores é abrandar.

Ora, esta semana, um vídeo que fez furor nas redes sociais em Espanha mostrava exatamente um destes dispositivos dissuasores em plena via, mostrando como os automobilistas são enganados pela presença de um Alfa Romeo Stelvio da Guardia Civil, que é afinal feito em papel.

Uma fotografia impressa num enorme pedaço de cartão na estrada parece fazer o mesmo efeito do carro patrulha verdadeiro. Dá que pensar…

Contudo, a Guardia Civil não confirmou a autoria da figura instalada na estrada CM-3203 entre Albacete e Aína. Ao que tudo indica, tratar-se-á de uma maqueta para apresentar por uma empresa espanhola num concurso de ideias para descobrir novas formas de sinalização rodoviária que ajudem a proteger os trabalhadores em obras de manutenção nas estradas.

De acordo com o El País, morrem todos os anos entre 10 a 15 funcionários vítimas de atropelamento.