A troca de baterias foi concebida para reduzir os constrangimentos de tempo associados ao carregamento de veículos elétricos.
Com esta tecnologia, os condutores não têm de ligar o seu automóvel elétrico a um ponto de carregamento.
Em vez disso, poderão trocar a sua bateria descarregada por uma totalmente carregada nas estações de troca de baterias de quarta geração da Nio.

Do ponto de vista do condutor, o processo é semelhante ao de uma lavagem automática. Os condutores entram numa estação de troca onde a bateria quase descarregada do seu carro é trocada por baixo por uma nova.
O processo é extremamente rápido. Demora um total de 144 segundos – menos de três minutos – e inclui uma inspeção ao estado da bateria.
A Nio lançou as suas estações de troca de baterias totalmente automatizadas na China em 2017, embora a sua estação de quarta geração mais eficiente tenha começado a ser instalada em todo o país em junho.
Na Europa, a Nio começou a instalar estações de troca em 2022, nos Países Baios, Dinamarca, Suécia e Alemanha.
Já na Alemanha, as estações estão principalmente envolvidas no comércio grossista de eletricidade para reduzir os custos. Estes esforços ajudam a manter o controlo da frequência e a estabilização da rede nos mercados.
Hui Zhang, Vice-Presidente da NIO Europe, afirma que “as Estações de Troca de Energia da NIO são mais do que apenas uma mudança de jogo para o carregamento de veículos elétricos. Representam um elemento-chave na jornada do continente em direção à energia sustentável, integrando perfeitamente a mobilidade elétrica e a gestão descentralizada da energia.”
A mais recente geração de estações da Nio pode fornecer 480 trocas por dia e acomodar um total de 23 baterias. A marca opera atualmente 2432 estações em toda a China.
Esta é apresentada como um método de carregamento de baterias mais ecológico, uma vez que carrega a bateria mais lentamente do que as estações de carregamento rápido.
As estações de carregamento podem, durante os períodos de inatividade, colocar na rede a energia excedente que é produzida através de métodos sustentáveis, como a energia solar.
A tecnologia de troca de baterias foi lançada originalmente em 2007 pela Better Place, uma empresa americana de tecnologia limpa. Mas a fraca adesão ao seu serviço de assinatura levou-a a declarar falência em 2013.
A Tesla também utilizou a tecnologia de troca de baterias por um breve período entre 2013 e 2015 para o Model S, mas abandonou-a a favor da sua rede de carregadores SuperCharger, mais rentável.