Publicidade Continue a leitura a seguir

Eletre, o Hyper-SUV elétrico da Lotus: 600 km de autonomia e 600 cv

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Lotus aventura-se nos SUV elétricos. O modelo Eletre terá uma versão de acesso de 600 cv capaz de acelerar em menos de três segundos até aos 100 km/h. Dizemos-lhe quando vai chegar e a sua estimativa de preço.

Depois do seu primeiro modelo 100% elétrico, o Evija, a Lotus anunciou o seu primeiro SUV elétrico, o Eletre.

O modelo mede 5,10 metros de comprimento, a partir de uma plataforma (a Electric Premium Architecture) que será a base para outros três EV até 2025. Essa plataforma é feita pela Lotus e está dotada de um sistema de 800V (tal como o Porsche Taycan ou o Kia EV6, por exemplo).

As suas outras dimensões são 1630 mm de altura e 3019 mm de distância entre eixos. A largura da versão com espelhos tradicionais (de porta) é de 2231 mm, ao passo que a largura da variante com ecrãs no lugar de espelhos é de 2135 mm. O SUV pode receber jantes de até 23”.

A marca fala de um Hyper-SUV de 600 cv capaz de acelerar dos 0-100 km/h em menos de três segundos, por via de dois motores elétricos um por eixo.

A LOTUS REFERE QUE ESTÁ, NO ENTANTO, A PREPARAR DUAS VERSÕES AINDA MAIS POTENTES DETE SEU ELETRE.

Relativamente à unidade de 600 cv, a sua velocidade máxima é de 260 km/h. A bateria de 100 kW dota o SUV de uma autonomia de até 600 km. Em termos de carregamento, pode receber cargas a partir de dispositivos de 350 kW que, em 20 minutos, lhe dão para 400 km de condução. O Eletre está preparado para cargas de 22kW AC.

O interior é moderno e tecnológico, destacando-se um ecrã digital central horizontal de 15,1”.

O condutor conta ainda com um head-up display em realidade aumentada.

Relativamente a tecnologia, os sensores LiDAR do veículo preparam-no para rolar sozinho, de acordo com o fabricante.

O novo Lotus Eletre vem com quatro modos de condução: Range, Tour, Sport e (o primeiro para a Lotus) Off-Road.

O SUV É PARA VENDER NA EUROPA EM 2023 E TERÁ COMO CONCORRENTES TESLA MODEL X, AUDI E-TRON S, BMW IX M60 E FORD MUSTANG MACH-E GT.

Não há preços oficiais, mas em Inglaterra a indicação é de que o modelo de 600 cv seja comercializado abaixo de £ 100.000.
Para se ter uma comparação, em Inglaterra será um valor cerca de £ 15.000 acima ao de um Audi e-tron S (de 503 cv) que, em Portugal custa a partir de 99.930 euros.

A Lotus atualmente está integrada no grupo chinês Geely, o qual detém 51% da marca inglesa (os restantes 49% encontram-se na posse do conglomerado da Malásia Etika Automotive).