Elétrico VW ID.5 obtém cinco estrelas no Euro NCAP

06/03/2022

A avaliação do Volkswagen ID.5 foi herdada do VW ID.4, anteriormente testado pelo Euro NCAP, por serem modelos praticamente iguais.

Além do Renault Megane elétrico, a mais recente bateria de testes do EuroNCAP avaliou o novo Volkswagen ID.5.

Tal como o Megane E-Tech Electric, também o ID.5 recebeu cinco estrelas, a avaliação máxima atribuível. Importa, porém, mencionar que a avaliação do Volkswagen ID.5 foi herdada do VW ID.4, anteriormente testado, pelo facto de serem modelos praticamente idênticos – o ID.5 é a versão coupé do ID.4.

Na categoria “Proteção de Ocupantes para adultos”, o ID.5 recebeu 93 por cento do total de pontos possíveis. A avaliação é baseada em fatores que incluem impacto frontal, impacto lateral e testes de efeito chicote.

O resultado do ID.5 foi determinado com base nos testes de colisão e na avaliação das medidas para o resgate e recuperação mais rápidos possíveis. Outra característica de segurança importante é o airbag central para os bancos dianteiros, que está instalado, destaca a marca. “Em caso de colisão lateral, isto pode ajudar a prevenir ou pelo menos reduzir o possível contacto com a cabeça das pessoas sentadas à frente”, sublinha o construtor.

Na categoria “Proteção de Crianças”, o ID.5 obteve um resultado de 89 por cento. Esta classificação baseia-se em três aspetos: para além da proteção fornecida pelos sistemas de retenção para crianças em caso de impacto frontal ou lateral, foca-se também nas opções de instalação segura de cadeiras de criança de várias dimensões, bem como no equipamento que um veículo oferece para o transporte seguro de crianças.

Na categoria “Sistemas de Assistência”, o ID.5 somou 85 por cento da pontuação. Como equipamento de série, o elétrico da VW inclui Driver Alert System, sistema de travagem de emergência Front Assist com função de travagem de emergência na cidade e deteção de peões, bem como assistente de permanência na faixa de rodagem. A marca refere que, no caso do ID.5, os avisos visuais e sonoros do cinto de segurança (nos bancos da frente), o reconhecimento de ocupação de banco (nos bancos de trás) “também foram considerados e avaliados positivamente nesta categoria”.

Além da proteção dos ocupantes dos veículos, a Euro NCAP examina também a forma como os sistemas automáticos de travagem de emergência podem proteger os utilizadores de estrada mais vulneráveis, como peões e ciclistas, em caso de colisão iminente.
Na área de proteção de peões e ciclistas, o ID.5 obteve um resultado de 76 por cento, por via do sistema de Assistência Frontal, que é de série no ID.5.

O sistema de monitorização da área reconhece situações de distância crítica através de um sensor de radar e de uma câmara, ajudando a encurtar a distância de paragem. Em situações de perigo, o sistema avisa o condutor visual e acusticamente e também através de um solavanco de travagem e travagem automática.