Elétricos crescem 120% e batem recorde de vendas num mês em Portugal

08/02/2023

O início do ano foi muito forte nas vendas de 100% elétricos, com um acréscimo nas matrículas de 120,5%. A Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE) projeta “desde já um ano muito promissor”.

O ano começou em alta para o mercado de viaturas elétricas, com as vendas de todos os tipos de veículos 100% elétricos (BEV) a elevarem-se às 2509 unidades no mês de janeiro, o que traduz um impressionante crescimento homólogo de 120,5%, afirma a UVE.

Trata-se de um novo recorde mensal em vendas de BEV novos em Portugal, o que leva a UVE – Associação de Utilizadores de Veículos a perspetivar que 2023 será “mais um fantástico ano para o desenvolvimento da mobilidade elétrica em Portugal”.

Em janeiro, os PHEV venderam 1573 exemplares, um número abaixo dos BEV: “As vendas de veículos elétricos híbridos plug-in (PHEV) revelaram a transição a que temos assistido nos últimos meses de uma maior procura por veículos 100% elétricos em substituição dos PHEV que vão perdendo quota entre as categorias dos veículos elétricos e eletrificados, por força de cada vez maiores autonomias disponíveis nos muito mais eficientes BEV”, realça a UVE.

ASSOMBROSO CRESCIMENTO DE ELÉTRICOS EM JANEIRO ANTEVÊ ANO PROMISSOR PARA A MOBILIDADE ELÉTRICA.

Os utilizadores acresdentam: o crescimento dos BEV é “muito acima do crescimento homólogo dos híbridos plug-in que registaram um crescimento de 24,2%, numa clara indicação de que existindo oferta 100% elétrica com autonomia, diversidade de opções, com preços cada vez mais acessíveis, e também com o aumento da Rede Nacional de Carregamento que cresce em capilaridade e em potência disponível, são os BEV que crescem muito mais rapidamente, impulsionando a mobilidade elétrica em Portugal”.

Esta entrada muito forte em janeiro, das vendas de ligeiros de passageiros elétricos novos (VE), “projeta-nos para um crescimento sustentado da quota de mercado dos VE em Portugal, já para valores acima de ¼ do mercado, revelando assim a maturidade do mercado de automóveis elétricos em Portugal, apesar da sua juventude”, assinala ainda a UVE.

Os BEV (quota de mercasdo de 15,54%) estão, neste momento, apenas a um ponto percentual de ultrapassarem, sozinhos, os veículos movidos por motores a gasóleo (16,56% de quota).