Elétricos e híbridos aceleram retoma do mercado automóvel na Europa

31/08/2020

Mercado automóvel voltou a ‘mexer’: elétricos e híbridos registaram recorde de vendas no mês de julho, a popularidade dos SUV continua a acelerar e o VW Golf volta a ser primeiro entre os mais vendidos.

Segundo os dados apresentados pela analista de mercados, vendeu-se em julho um total de 1.278.521 viaturas na Europa a 27, o melhor resultado desde setembro de 2019. Felipe Munoz, analista do mercado global na JATO Dynamics, acredita que é o momento para começar a falar numa recuperação em ‘V’, na indústria automóvel europeia”.

Ou seja, o mercado automóvel na Europa continua a ser afetado pela pandemia de Covid-19, que provocou travagem a fundo nas vendas em todos os países do continente. Mas de acordo com os dados obtidos pela JATO Dynamics, julho trouxe sinais de recuperação. Dos 27 mercados europeus analisados registou-se um decréscimo de 4% em maio, comparativamente com o mês de julho de 2019.

Nunca se venderam tantos elétricos

Na retoma do mercado automóvel, os veículos eletrificados aceleram para números recorde. De acordo com a consultora, julho de 2020 foi o mês em que se venderam mais automóveis elétricos e eletrificados na União Europeia, com um total de 230.700 unidades entregues. Nunca no mercado europeu se havia ultrapassado a barreira dos 200 mil veículos eletrificados num mês. Contas feitas, representam já 18% do total de automóveis novos vendidos, mais do dobro do que em julho de 2019.

No ranking por tecnologias, os híbridos são os mais procurados (subida de 89% na procura), com destaque para as boas performances comerciais das versões ‘mild hybrid’ do Ford Puma e do Fiat 500. Seguiram-se os híbridos plug-in (PHEV), com um total de 55.800 unidades vendidas, aumento de 365% comparativamente com o mesmo mês de 2019. Muito perto, os 100% elétricos, com 53.200 unidades comercializadas em julho, face aos 23.400 vendidos no mês homólogo do ano passado.

SUV somem e seguem

Para o formato da moda, também novo recorde. Em julho, os SUV já representaram 42% do mercado de automóveis novos na Europa a 27, com 530.800 unidades vendidas. Para estes números contribuiu também o aumento da oferta de versões com algum nível de eletrificação: 48% dos veículos eletrificados registados em julho são SUV.

Já na lista dos automóveis mais vendidos, a JATO Dynamics dá conta do regresso do Volkswagen Golf ao topo, à frente do Renault Clio.