Publicidade Continue a leitura a seguir

Elétricos: Quantos quilómetros fazem (mesmo) com uma carga de bateria?

Publicidade Continue a leitura a seguir

O clube automóvel da Noruega promoveu mais uma edição do seu mega-teste para medir as autonomias reais dos veículos elétricos mais bem-sucedidos naquele mercado.

Todos os anos Norges Automobil Forbund, que equivale ao ACP na Noruega, testa os modelos elétricos mais vendidos do mercado para aferir com a maior exatidão possível quais são as suas autonomias máximas em condições reais de utilização. A entidade realiza uma edição do mega-teste durante o inverno e outra no pico do verão, para perceber de que forma a temperatura exterior também afeta as performances energéticas.

Nesta edição de verão, o maior clube automóvel Noruega examinou os 23 modelos mais populares para calcular quantos quilómetros exatos podem percorrer com uma só carga das baterias. A rota de teste combina troços de condução urbana, estradas secundárias e autoestrada a velocidades entre 60 km/h e 110 km/h.

Os modelos partem de Oslo em direção à cidade de Gjøvik, com passagem por Lygnasæter, a 620 metros de altitude, antes de continuar ruma a norte na direção de Dombås. Os veículos com as maiores autonomias completam o trajeto mais extenso, seguindo para Hjerkinn e Folldal até Ringebu.

Para que os resultados sejam os mais equilibrados possíveis todos os carros são carregados a 100 % durante a noite numa garagem e arrancam a frio para a prova.

Mais uma vez, a maioria dos modelos em teste conseguiram ultrapassar até 20% o valor de homologação; nas provas de inverna as autonomias foram até 30% superiores ao anunciado de fábrica.

Estes são os resultados dos testes de verão na Noruega, por marca e modelo:

Tesla Model 3 – 614 km

Ford Mustang Mach-E – 610 km

Tesla Model S – 610 km

Skoda Enyaq – 520 km

Tesla Model X – 507 km

Volkswagen ID.4 – 487 km

Hyundai Kauai – 484 km

Polestar 2 – 470 km

Audi e-tron GT – 468 km

Ioniq 5 – 460 km

Kia e-Soul – 455 km

Xpeng G3 – 451 km

Jaguar i-Pace – 436 km

Opel Ampera-e – 423 km

Volkswagen ID.3 – 418 km

Volvo XC40 Recharge – 417 km

Mercedes EQA – 417 km

Porsche Taycan 4S – 413 km

Mercedes EQC – 403 km

Nissan Leaf – 385 km

Renault ZOE – 381 km

Audi e-tron Sportback 55 – 376 km

Citroën ë-C4 – 350 km

Todas as especificações dos modelos em teste e mais detalhes sobre o processo de registo dos consumos em: https://nye.naf.no/elbil/bruke-elbil/test-rekkevidde-sommer-2021