70% dos pontos de carregamento de veículos elétricos estão em três países: Holanda (66,665), França (45,751) e Alemanha (44,538). Portugal fora do ‘Top10’.

Um novo estudo revelado pela Associação Europeia de Construtores Automóveis (ACEA) alerta para uma União Europeia (EU) a duas velocidades na eletrificação, ameaçando o plano de transição para a mobilidade sustentável numa década, ao abrigo do qual um dos pontos chave é a aceleração da adoção de veículos movidos a baterias pelos estados-membros. De acordo com a ACEA, esta visão é demasiado ambiciosa nos seus prazos. Até porque as infraestruturas colocam-no em causa.

Segundo o levantamento publicado por aquela entidade que representa as marcas automóveis, em apenas três países, que representam pouco mais de 20% da superfície total da EU, estão concentrados 70% dos postos de carregamento de EV (ver gráfico), quando os restantes 30% da infraestrutura estão dispersos por 24 países, em 77% da área total. Portugal aparece no 11º lugar da lista.

“Para ilustrar como a distribuição de pontos de carregamento é assimétrica, há o exemplo da Roménia – quase seis vezes maior que a Holanda – que conta apenas com 493 pontos de carregamento, ou 0,2% do total da UE”, pode ler-se no comunicado oficial.

“Alguém que toma a decisão de comprar um elétrico ou veículo a fuel cell depende de uma infraestrutura de recarregamentos confiável – seja em casa, no trabalho ou na estrada”, comentou o Diretor Geral ACEA, Eric-Mark Huitema. “Chegou a hora dos governos em toda a Europa acelerarem na corrida à mobilidade verde”, acrescentou.

‘Top5’ dos países com mais carregadores

Holanda (66,665)

França (45,751)

Alemanha (44,538)

Itália (13,073)

Suécia (10,370)

‘Top 5’ dos países com menos carregadores

Chipre (70)

Malta (96)

Lituânia (174)

Bulgária (194)

Grécia (275)