Em 10 anos a Seat reduziu a sua pegada ambiental em 43%

09/06/2020

Fabricante quer alcançar uma pegada de carbono zero até 2050. Desde 2010, a redução foi de 43%. Na área da produção, a marca pretende ainda diminuir o impacto ambiental em 50% até 2025.

O compromisso da Seat com o ambiente pode ser traduzido em números. Na última década, a marca conseguiu reduzir em 43% a sua pegada ambiental, nomeadamente, em indicadores como “o consumo de energia e água, a produção de resíduos, os compostos orgânicos voláteis e o CO2 da produção”, explica fonte oficial. “Desta forma, a empresa está a dar um passo importante para alcançar os objetivos estabelecidos para 2025, nos quais pretende reduzir a sua pegada ambiental derivada da produção em 50% em relação a 2010”, frisa.
A área onde a “ofensiva” ambiental da Seat mais se fez sentir, desde 2010, foi a do consumo de energia e água: uma redução de 26% e 32%, respetivamente; melhorou a gestão de resíduos em 58% e reduziu as emissões de compostos orgânicos voláteis em 23%. Além disso, reduziu em 65% a emissão de CO2 da produção para a atmosfera.
Para que estas medidas fossem viáveis, a Seat investiu 27 milhões de euros em iniciativas ambientais.
Segundo Christian Vollmer, vice-presidente de produção e logística da Seat, a marca “tem um claro compromisso com o ambiente. É por isso que há anos trabalhamos com o objetivo de minimizar ao máximo o impacto ambiental relacionado com a nossa atividade. Desde 2010, conseguimos reduzir a nossa pegada em 43% e reduzir as emissões de CO2 relacionadas com a produção em 65%. O nosso objetivo é continuar a melhorar, dia após dia, e assim poder contribuir para a proteção do planeta”.

Ações variadas
Em 2019, a Seat procurou produzir menos resíduos e tratar de forma mais eficiente os gerados. “Foram ativadas diferentes iniciativas ao longo da fase de produção com uma visão integral, desde a minimização da produção de resíduos até à sua posterior reciclagem e reavaliação. Como resultado, a Seat diminuiu os seus resíduos em 38,5% num único ano, atingindo uma redução de 58% desde 2010 e reduziu em dois quilos por veículo produzido os resíduos destinados a eliminação”.
Foram várias as ações realizadas pela marca, em 2019, com o intuito de reduzir a pegada ambiental. Entre as ligadas aos “resíduos, podemos destacar a redução na fonte das embalagens dos produtos e da massa destinada a eliminação, a melhoria da segregação e tratamento de resíduos para garantir a sua valorização, bem como a substituição da utilização de garrafas de plástico por garrafas reutilizáveis, que a empresa distribuiu aos seus colaboradores para ajudar a eliminar 22 toneladas de plástico por ano”, acrescenta a mesma fonte.
Ainda o ano passado, e em relação a projetos desenvolvidos com o intuito de baixar as emissões de CO2, destaque para aqueles que visaram “melhorar a eficiência energética, como o plano de recuperação energética dos fornos de pintura, que permite uma poupança anual de 11,7 GWh no consumo de gás natural, o equivalente às necessidades de cerca de 2.400 casas espanholas num ano inteiro. Graças a este plano, já não são emitidas 2.400 toneladas de CO2 por ano”, sublinha a marca. De referir que a oficina de pintura “também implementou com sucesso várias iniciativas de poupança, incluindo a reutilização da água utilizada para pintar os veículos. Uma vez separada e limpa, é devolvida ao processo em circuito totalmente fechado”, acrescenta ainda o comunicado.
A Seat pretende alcançar uma “pegada de carbono zero até 2050, e, na área específica de produção, reduzir o impacto ambiental em 50% até 2025”, em comparação com 2010.