“Em junho vamos bater recorde de vendas mensal”, diz CEO da BMcar

27/06/2020

Pedro Rodrigues; CEO da BMcar, descreve Maio como um mês histórico. Durante a pandemia, registou um volume de negócios superior a 25%, face a abril. E junho deverá bater o recorde mensal de vendas. A BMcar Online foi essencial para a prestação positiva.

A BMcar não podia ter começado de forma mais dinâmica 2020. Além da contratação de 15 novos colaboradores para reforçar a sua equipa, em março, a poucos dias da declaração de Estado de Emergência, havia inaugurado um espaço próprio, na Casa da Música, no Porto. Mas a pandemia não impediu a empresa de implementar uma série de planos previstos para este ano. Exemplos? Em julho, serão iniciadas as obras de ampliação das instalações da BMcar Porto e da BMcar Póvoa, e imediatamente a seguir será disponibilizado um espaço exclusivo para o projeto BMW Classic na BMcar Braga.
Em entrevista ao Motor 24, Pedro Rodrigues, CEO da BMcar classifica Maio como um mês histórico para a empresa em termos de volume de negócios.

Durante a pandemia, a BMcar teve uma prestação em completo contraciclo com a realidade do setor. Maio foi, inclusivamente, um dos melhores meses de sempre na história da empresa. De que números estamos a falar e a que se deve esta performance?
O mês de Maio de 2020 irá com certeza ficar marcado na história da BMcar. Mesmo tendo em conta o contexto e todas as dificuldades associadas, conseguimos atingir as 250 viaturas vendidas e cerca de 3.000 entradas nos nossos serviços pós-venda (PV). Houve mesmo atividades, como é o exemplo da Motorrad, em que quer no serviço (PV) quer nas vendas, registámos o melhor mês de sempre. Conseguimos ter um volume de negócios superior em mais de 25% face a Abril e muito próximo do volume de negócios de Maio de 2019. Mas ainda melhor do que Maio, será Junho, uma vez que iremos superar as 300 unidades vendidas num só mês, o que constitui um recorde absoluto na BMcar. Para tal, muito contribuiu o registo de vendas ocorrido no evento presencial & online de 18 a 22 de junho, onde vendemos 208 viaturas BMW, MINI e Motorrad. A performance deve-se primeiro à equipa, a todos sem exceção que contribuem para o sucesso diário da BMcar. Depois também se deve à visão que temos do nosso mercado, às estratégias que vamos implementando, às tendências a que estamos atentos e que procuramos antecipar e, não menos importante, à confiança dos nossos clientes em adquirirem uma viatura ou um serviço com o selo BMcar. Um cliente BMcar sabe que pode contar sempre connosco e que fazemos tudo por manter uma relação de confiança depois da compra.

A crise provocada pela covid-19 obrigou a BMcar a redefinir a sua estratégia? De que forma?
A covid-19 obrigou-nos a todos a redefinirmos as estratégias previstas no início do ano. Não só no setor automóvel, mas em qualquer setor, porque foi e é uma situação transversal a todos nós. No caso da BMcar acabámos por acelerar o projeto da BMcar Online, que já se encontrava em desenvolvimento há três anos, e o sucesso obtido desde o início tem superado as nossas expectativas.

Qual a importância, neste contexto, do BMcar Online?
O BMcar Online é uma peça cada vez mais essencial no nosso grupo, ao qual dedicámos muito tempo até ficar disponível, e que continua a ser alvo de melhorias constantes. Além disso, tem sido uma excelente porta de entrada para a venda de centenas de viaturas num processo 100% digital, por estar totalmente alinhado com uma nova forma do consumidor fazer compras.
Nos BMcar VIP e-Event realizados este ano, eventos totalmente online, superámos as 350 viaturas novas e usadas BMW e MINI vendidas. Recentemente, num outro evento phygital (presencial e digital), em apenas cinco dias, atingimos as 208 vendas, entre modelos de quatro e duas rodas. O BMcar Online veio para ficar e faz parte do nosso modelo de negócio, tendo conquistado o seu espaço de forma natural, o que nos tem deixado muito satisfeitos com os resultados.

Trata-se de uma espécie de concessionário digital? Como funciona na prática para os clientes?
Disponibilizamos online os produtos e serviços que oferecemos normalmente na experiência de compra física. Desde a escolha do carro, financiamento, avaliação da retoma, troca de documentos e entrega na casa do cliente, se esse for o seu desejo. E, tal como no físico, orientamos a nossa oferta de acordo com os interesses e expectativas do cliente. Não é uma mera plataforma de comunicação dos nossos produtos, nem de angariação de leads como é típico de outras soluções existentes no mercado. Dada a nossa relação com o BMW Group procurámos conhecer os planos e soluções que pretendiam implementar no mercado, e perceber em que medida se ajustavam à nossa visão. Não existia no mercado europeu uma experiência idêntica à do BMcar Online.
Deixe-me destacar ainda o serviço de Consultor 24/7, isto é, quem acede ao BMcar Online, sempre que desejar, pode falar com um elemento da nossa equipa, a qualquer hora do dia ou da noite. Acabou por ser uma solução tecnológica que foi possível por t toda a equipa estar motivada e focada na procura das melhores soluções para os clientes. Neste momento, temos mais de 200.000 sessões iniciadas por 170.000 utilizadores em mais de 120 países. Naturalmente, Portugal e os países da diáspora são os que têm tido mais destaque.

Quanto representam as vendas online para a BMcar? A tendência será para subir devido à pandemia?
Para um período de três anos, tínhamos uma previsão inicial de 5 a 7% do nosso negócio global. Com esta realidade, com os dados que temos mais atuais, estimamos que as vendas online representem 12% a 15% do nosso negócio. Prevemos uma tendência de crescimento, em parte reforçada pela atual situação de mais compras online. No entanto, considero precoce pensar já numa substituição completa dos espaços físicos pelas plataformas online. Estamos atentos à evolução do comportamento dos consumidores, tanto online como na forma como hoje é feito todo o processo de venda de um veículo, onde já apresentámos soluções disruptivas, como por exemplo a nossa pop up store na Casa da Música, no Porto.

Quais as previsões de volume de negócios previstos para o primeiro e segundo semestre de 2020?
Para o ano de 2020 projetamos, atualmente, um volume de negócios na ordem dos 117 milhões de euros. Divididos entre os 55 milhões de euros para 1.º semestre e os 62 milhões para o 2.º semestre. No entanto, gostaria de acrescentar que não excluímos a possibilidade da BMcar ter um volume de atividade em 2020 idêntica a 2019 – onde conseguimos uma faturação superior a 130 milhões de euros –, embora exista um conjunto de variáveis externas que objetivamente não dominamos.

O que diria que distingue a BMcar dos rivais?
Em primeiro lugar, e sem qualquer dúvida, a qualidade da equipa de pessoas que constituem a BMcar, que com a sua competência, profissionalismo, experiência e união em torno de objetivos comuns, fazem com que a empresa seja reconhecidamente melhor, ano após ano.
A BMcar está no mercado há 26 anos numa relação e estratégia de desenvolvimento exclusivo das diferentes marcas do BMW Group. E isso permite um know how sem paralelo no mercado português, tendo em consideração que somos o único parceiro que representa todas as marcas do BMW Group (BMW, MINI, Motorrad e Rolls Royce). A relação de proximidade com os nossos clientes, quer na área de vendas como no pós-venda, têm permitido um crescimento exponencial dos nossos clientes regulares (clientes que realizaram, pelo menos, uma compra na BMcar nos últimos 15 meses), que hoje ascendem a mais de 20.000. As elevadas e crescentes taxas de fidelização que se registam na BMcar são a melhor garantia e sustentabilidade do nosso presente e futuro.

A crise pandémica e o receio de contaminação poderá levar a uma maior procura por veículos particulares?
Algumas conclusões de estudos com origem na China e no Reino Unido mostraram que as pessoas apresentavam uma maior intenção em adquirir carro. Acaba por ser natural as pessoas preferirem investir em meios de mobilidade individual como forma de reduzir o risco de serem contagiadas em transportes públicos, por exemplo. Por cá, teremos de aguardar mais algum tempo para verificarmos se essa tendência também se aplica ao nosso país. Certamente que as pessoas tomarão as devidas precauções e a utilização de viatura própria não deve ser colocada de parte, como forma de evitarmos a maior propagação do vírus. O que os nossos números mostram é que desde janeiro deste ano que a BMcar já vendeu mais de 1.500 viaturas, tanto através da plataforma BMcar Online, como nos espaços físicos abertos ao público. Este desempenho permitiu à BMcar reforçar de forma expressiva as suas quotas de mercado nas redes de concessionários BMW e MINI em 2020 no nosso país.

O que podemos esperar da BMcar para os próximos tempos? Será uma evolução cada vez mais digital?
A evolução da BMcar estará focada não só em soluções tecnológicas cada vez mais inovadoras e de fácil utilização, como também vamos continuar a evoluir na personalização do atendimento aos nossos clientes e potenciais clientes. Neste caso, seja via BMcar Online ou em qualquer espaço físico BMcar, queremos continuar a proporcionar uma experiência disruptiva, diferenciadora e premium.