ES90 será a primeira berlina elétrica da Volvo e chega em março

05/09/2024

Foi só um pequeno vislumbre no final de um vídeo, mas a Volvo mostrou ontem pela primeira vez o ES90, a primeira berlina elétrica da marca que chegará em março do próximo ano.

 

O ES90 será o equivalente elétrico do S90, como o próprio nome indica, e irá posicionar-se na classe das grandes berlinas elétricas.

A apresentação do automóvel surgiu no final de um pequeno vídeo com que a marca deu por concluído o seu evento 90/90 day, que ontem transmitiu a partir de Gotemburgo, na Suécia.

O evento foi realizado para dar a conhecer o híbrido plug in XC90 e para assinalar as primeiras entregas do SUV elétrico de 7 lugares EX90, mas ficou marcado pelo anúncio de que a Volvo baixou as suas expetativas quanto às metas para 2030, que inicialmente apontavam para 100% de vendas de motores eletrificados. Ontem, ficámos a saber que a marca aponta agora para 90%.

E foi mesmo no final que tivemos o vislumbre do ES90, com umas linhas claramente inspiradas no S90. O novo modelo elétrico da marca sueca será apresentado em março de 2025.

Não se conhecem ainda pormenores, mas é seguro dizer que o novo ES90 utilizará a mesma plataforma elétrica personalizada que a Volvo desenvolveu para o EX90, pelo que podemos contar com software e tecnologia dos mais avançados.

Anteriormente, tinha sido divulgado que o ES90 tem cerca de cinco metros de comprimento e deverá ser oferecido com tração traseira de motor único e tração integral de motor duplo, juntamente com a mesma bateria de 111 kWh (107 kWh utilizáveis) que equipa o EX90.

O Volvo ES90 foi desenvolvido tendo em vista o mercado chinês, onde as berlinas de luxo têm um mercado considerável, mas estará presente noutros mercados, nomeadamente no Europeu.