Está à venda um dos três protótipos do Holden Torana GTR-X construídos

05/03/2024

No final dos anos 60, a Holden decidiu criar um rival para o Chevrolet Corvette e, para isso, partiu da base do Holden Torana da geração LC, criando um desportivo com carroçaria construída em fibra de vidro e desenho a cargo de Joe Schemansky e Phillip Zmood, com linhas pronunciadas em cunha.

 

A sua produção esteve a ser considerada no início da década de 70 e foram construídos três protótipos logo em 1970. Os componentes mecânicos provinham do Holden Torana XU-1, com excepção da travagem, que seria de disco nas quatro rodas, na primeira vez que um Holden era equipado com um sistema assim. O motor é o GMH Red 186 de seis cilindros em linha e 3,0L de cilindrada, com uma potência de 160cv às 5.200rpm, acoplado a uma caixa manual Opel M20 de quatro velocidades. O peso fixava-se em pouco mais de uma tonelada e a velocidade máxima era na ordem dos 210km/h.

A Holden estava mesmo confiante na sua produção, tanto que apostou solidamenet nas fotografias para a apresentação do modelo, brochuras e filmes publicitários; no entanto, o projecto não avançou devido aos altos custos envolvidos na sua concepção.

Dos três protótipos construídos, apenas um era completamente funcional, pintado originalmente de branco, sendo a meio dos anos 70 pintado de cinzento, tendo voltado à sua cor original aquando do restauro em 2003. Agora está em exposição no National Motor Museum, em Birdwood, no sul da Austrália. Um segundo exemplar idêntico foi construído para testar o modelo e possivelmente estaria equipado com o motor V8 GMH 253 de 4,1L de cilindrada, mas acabaria destruído num acidente.

O terceiro protótipo foi igualmente construído, mas nunca terminado. Quando a Holden decidiu não avançar para a produção, ficou guardado até 1987, altura em que passou para a posse de um funcionário da marca, assim como os moldes da carroçaria de modo a poder construir mais painéis, caso fosse necessário. Este exemplar, que seria um protótipo de pré-produção, foi pintado de laranja Lone O’ranger.

É este terceiro exemplar que encontramos no artigo de hoje, nunca tendo sido terminado e permanecendo tal como ficou quando a Holden o vendeu ao seu funcionário. Pela primeira vez na sua vida encontra-se disponível para venda pública, não se sabendo no entanto o valor pedido.

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