Está à venda um GT40 utilizado no filme “Le Mans 66: O Duelo”

08/01/2024

O Ford GT40 foi criado unicamente para competir com a Ferrari nas 24h de Le Mans, após a marca italiana recusar a oferta de compra por parte da gigante americana. A ideia deste projecto veio de Henry Ford II e Lee Iacocca, com o desenvolvimento inicial a cargo de Eric Broadley da Lola Cars, pois a Ford não tinha experiência na produção de automóveis desportivos de motor central.

O filme Le Mans 66: O Duelo, de 2019, conhecido também por Ford V Ferrari, recria a edição de 1966 da prova na qual os Ford GT40 conquistaram os três primeiros lugares. Para a realização do filme, várias foram as réplicas dos GT40 utilizadas, tudo porque era arriscado utilizar os automóveis reais, além de ser naturalmente mais barato.

Neste artigo encontramos uma réplica do Ford GT40 construída pela Cape Advanced Vehicles, da África do Sul, utilizada em diversas cenas estáticas no filme. As réplicas produzidas pela empresa sul-africana são as únicas no mundo com chassis monocoque construído em aço inoxidável, sendo sempre equipadas com motores V8 da Ford e carroçaria construída em fibra de vidro.

Este exemplar em específico foi terminado em 2004 com a decoração da Gulf Oil, de modo a replicar o GT40 com o chassis 1076 que terminou em segundo lugar as 24h de Le Mans de 1969. Como a produção não tinha tempo de pintar o automóvel, foi decidido aplicar um vinil por cima da pintura original, na cor Indigo Blue, permanecendo tal como se encontra hoje.

A nível mecânico está equipado com o motor V8 Ford 427, de 7,0L de cilindrada, com tampas do motor Gurney-Weslake. O motor desenvolve 436cv de potência, sendo essa enviada às rodas traseiras através de uma caixa Colloti de quatro velocidades manuais.

Actualmente, este CAV GT40 encontra-se à venda na plataforma eBay por pouco mais de 230 mil euros.
7

8

9
1
2
3
4
5

6