A Xiaopeng vai construir o Xpeng G3, um SUV urbano com um design que lembra um Tesla, especialmente na secção dianteira, mas que não se parece com nenhum modelo da marca americana em especial. Mas o que tem de mais parecido com um Tesla poderá ser o sistema de assistência à condução, batizado Xpilot 2.5, que está equipado com 12 radares ultrassónicos, oito câmaras de alta definição (com visão a 360 graus na versão de topo) e três radares de onda curta.
É este sistema que supostamente usa o mesmo código do Autopilot (que teria sido fornecido pelo ex-empregado da Tesla, Guangzhi Cao, agora engenheiro na Xiaopeng), oferecendo-lhe capacidades autónomas limitadas como cruise control adaptativo, manutenção de faixa, antecipação de velocidade em curva, cruise control adaptativo e estacionamento automático com comandos vocais. No interior, até o painel de instrumentos e o ecrã tátil em forma de tablet são parecidos aos usado nos modelos americanos.
Em termos de performance, o Xpeng G3 já não se aproxima de nenhum Tesla. A bateria tem uma capacidade de 47,6 kWh, aceitável em qualquer novo automóvel elétrico, mas abaixo das baterias usadas pela Tesla. Aquela garante uma autonomia de 365 km, que pode ser “esticada” até aos 555 km com um andamento comedido feito exclusivamente em cidade. A bateria, que pode ser recarregada a 80 por cento em apenas 30 minutos, fornece energia a um motor de 196 cv, também longe dos créditos da Tesla. Onde também fica não compara com a Tesla é no preço, já que o Xpeng é vendido na China a partir dos 227.800 yuans, ou 30 mil euros.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

