A cor do carro não o torna imune a acidentes, mas este estudo confirma que umas se destacam mais que outras nas estatísticas da sinistralidade.
Há mais de duas décadas que o branco é a cor automóvel mais escolhida para automóveis em todo o mundo, a uma distância considerável das outras duas opções no pódio: o preto e o cinzento. Agora, um estudo Road Angel, entidade britânica especializada em segurança automóvel, vem revelar que a cor da moda no carro também reduz o risco de acidente.
Os especialistas compilaram os dados relativos à sinistralidade no Reino Unido, estudaram as viaturas envolvidas, tendo igualmente em consideração as condições da via, as horas e os locais das ocorrências, para concluírem que a cores mais e menos seguras para automóveis.
De acordo com a Road Angel, os carros de cor vermelha têm maior probabilidade de acidente, representando 60% dos veículos nas estatísticas dos acidentes.
Entre as explicações, os especialistas destacam as dificuldades de visibilidade em locais com menos luz, mas também a relação direta desta cor e as performances, uma vez que o vermelho está normalmente associado a modelos mais desportivos e rápidos. De acordo com este estudo são homens que escolhem mais o vermelho como cor para o automóvel.
No pódio das cores mais perigosas aparecem o castanho (59%) e o preto (57%), nos dois casos o envolvimento em acidentes resulta da visibilidade mais difícil, por exemplo, à noite.
A cor mais segura é mesmo o branco, apesar de ser a mais popular nas estradas. Os automóveis de cor branca são, de acordo com o estudo, mais fáceis de ver na estrada, mesmo em locais com sombra ou na escuridão.
Porém, como explica Gary Digva, da Road Angel, “comprar um carro de cor vermelha não significa, necessariamente, que vá envolver-se num acidente”. Da mesma forma que conduzir um carro de cor branca “não é garantia de que nos tornemos imunes a acidentes, quando na estrada”, mas serve esta pesquisa para alertar que há vantagens em escolher para o veículo tonalidades de mais fácil visibilidade, que se destacam do ambiente em redor.