Partilhe com o maior número de amigos e familiares em que consiste o truque da lata para roubar carros ou objetos no seu interior.

O verão é a altura do ano em que costumamos abrandar o ritmo e há uma tendência relaxar hábitos e comportamentos. Mas os ladrões não tiram férias! Segundo as autoridades, esta até é uma das alturas do ano em que os amigos do alheio desenvolvem métodos engenhosos e práticas mais criativas para aproveitar o normal abrandar das defesas no período de descanso.

Há poucos dias, ajudámos a divulgar imagens de um método perigoso de roubo nas portagens das autoestradas, em que os ladrões aproveitam o momento em que o carro da frente está imobilizado no pórtico para realizar o pagamento e tentam furar um dos pneus do veículo, para obrigar o automobilista a parar mais à frente.

Agora, novo alerta da mesma fonte dos Mossos d’Esquadra dá conta de uma outra técnica usada para roubar há muitos anos, mas que, segundo as autoridades, continua a ter uma taxa de sucesso relativamente alta.

O truque da lata: como funcional este clássico?

Se nunca ouviu falar do truque da lata, esteja atento. É um método antigo, mas muito usado por criminosos, e não só em Espanha. Consiste em atar uma ou mais latas com uma fita ao para-choques traseiro do carro, para que o proprietário do veículo quando se coloca em marcha seja surpreendido pelo ruído estranho daqueles objetos de metal a arrastar no asfalto. A tendência é parar imediatamente o carro e sair para verificar se bateu em algum local ou qual é o estrago.

Nestes segundos, com a porta do veículo aberta e a chave na ignição, o seu carro torna-se num alvo vulnerável.

Como evitar cair no truque da lata

Agora que está informado sobre mais este truque para roubar carros, o mais provável é que passe a suspeitar de qualquer ruído invulgar proveniente da traseira do carro, sobretudo quando este está parqueado em locais ermos e/ou mal iluminados. E faz muitíssimo bem. As autoridades explicam que nestes casos o que há a fazer é continuar a rolar até uma zona mais iluminada e/ou movimentada, com a certeza de que não está a ser seguido.

No caso de optar por sair do carro, nunca deixe as chaves no interior do veículo, nem as portas abertas se transporta objetos de valor.

Esta técnica é também muito utilizada para roubar pertences do interior dos veículos, normalmente a partir da porta do passageiro da frente, onde habitualmente colocamos a mochila com o computador ou a mala com carteira e documentos.