Este é um dos aeroportos com mais postos de carregamento do mundo

15/03/2024

Bruxelas prepara-se para ser um dos aeroportos do mundo com mais carregadores: os atuais 50 vão ser incrementados para 750.

 

Locais de partidas e chegadas, os aeroportos não são das infraestruturas que, de forma mais evidente, têm merecido investimentos em postos de carregamentos. Contudo, Bruxelas está a mudar este paradigma.

A Interparking, responsável pelos parques de estacionamento públicos do aeroporto de Bruxelas, vai colocar em funcionamento 700 novos postos de carregamento desde o início deste mês. Esta medida irá aumentar substancialmente a infraestrutura de carregamento existente no aeroporto, passando dos anteriores 50 pontos de carregamento para um total de 750.

“A instalação destas estações de carregamento é um investimento importante para satisfazer as necessidades dos passageiros e do pessoal”, afirma a Interparking. Um total de 500 novos postos de carregamento AC para passageiros será instalado nos parques de estacionamento P1 e P3. Outros 200 estarão também localizadas no P1, especificamente para os funcionários do aeroporto. Esta medida aumentará para 750 o número total de parques de estacionamento equipados com instalações de carregamento.

“Estes postos de carregamento lento são a combinação perfeita para os automóveis que ficam parados durante vários dias ou semanas enquanto o proprietário viaja. Não são cobradas taxas adicionais pelo estacionamento nestes postos de carregamento, mesmo depois de concluído o processo de carregamento”, refere a Interparking.

O PRÓPRIO PROCESSO DE CARREGAMENTO PODE SER ATIVADO COM “QUALQUER CARTÃO DE CARREGAMENTO”.

A equipa do Interparking está atualmente a finalizar a cablagem e a instalação técnica, tendo os primeiros destes 700 novos postos de carregamento já começado a ser instalados.

A Interparking oferece mais de 13.000 lugares de estacionamento neste aeroporto. No entanto, quando estiver totalmente operacional, a proporção de lugares de estacionamento eletrificados será apenas de pouco menos de 6% – o que, ainda assim, é muito superior ao que muitos outros aeroportos têm atualmente para oferecer.

O desenvolvimento da infraestrutura de carregamento é apenas um elemento do seu empenho em tornar o aeroporto de Bruxelas mais sustentável. “Todos os nossos passageiros já são transportados na pista em autocarros elétricos e estamos a eletrificar totalmente a nossa própria frota de empresas”, afirma Arnaud Feist, Diretor Executivo do Aeroporto de Bruxelas. Desde 2022, só foram adquiridos carros elétricos da empresa. O objetivo é tornar gradualmente toda a frota de veículos da empresa totalmente elétrica até ao final de 2025.