Este é um dos apenas nove Dodge Charger Super Bee produzidos em 1971

09/07/2023

O Dodge Charger é um dos ícones da indústria automóvel americana, lançado em 1966 para a concorrer na “guerra” dos muscle cars e ainda hoje é produzido. As quatro primeiras gerações tinham todas base na plataforma Chrysler B-body.

Em 1971 é lançada a terceira geração, com uma carroçaria ligeiramente diferente, assim como uma nova grelha, dividida a meio, com a possibilidade de vir equipado com faróis escamoteáveis, que ficavam escondidos quando não utilizados, parecendo que toda a frente era a grelha.

Apenas no ano de 1971, a Dodge produziu uma versão mais desportiva conhecida por Charger Super Bee, mas devido às fracas vendas foi descontinuada no final desse ano. Vários motores estavam disponíveis, desde o Small-Block V8 de 5,6L e 275cv, passando pelos Big Block de 6,3, 6,6 e 7,2L com potências de respectivamente, 300, 320 e 385cv. No entanto a cereja no topo do bolo era o Charger Hemi Super Bee, que tal como o nome indicava estava equipado com o motor Hemi 426 de 7,0L de cilindrada e 425cv de potência.

No total, foram produzidas 5.054 unidades do Charger Super Bee em 1971, dos quais apenas 22 exemplares equipados com o motor Hemi V8. Desses apenas nove exemplares conjugaram o motor Hemi com a caixa manual de quatro velocidades Hemi A833.

O exemplar presente neste artigo é um desses nove e é considerado como o Charger Super Bee mais bem equipado que se conhece, pois veio de fábrica na cor Hemi Orange e com os extras A34 Super Track Pak, diferencial traseiro Sure-Grip Dana 60, capo Ramcharger, selector da caixa de velocidades Hurst Pistol Grip, spoilers na frente e traseira, jantes Rallye e rádio Multi-Plex AM/FM. A juntar a isto foi ainda vendido pelo icónico concessionário Mr. Norm’s Grand Spaulding Dodge de Chicago.

No passado dia 19 de Maio foi vendido através de um leilão organizado pela Mecum em Indianapolis, sendo vendido por 209 mil dólares, cerca de 191 mil euros. Juntamente com o automóvel seguiu toda a documentação original.
19
1
2
3
4
5
6