O Dodge Charger é um dos ícones da indústria automóvel americana, lançado em 1966 para a concorrer na “guerra” dos muscle cars e ainda hoje é produzido. As quatro primeiras gerações tinham todas base na plataforma Chrysler B-body.
Em 1971 é lançada a terceira geração, com uma carroçaria ligeiramente diferente, assim como uma nova grelha, dividida a meio, com a possibilidade de vir equipado com faróis escamoteáveis, que ficavam escondidos quando não utilizados, parecendo que toda a frente era a grelha.
Apenas no ano de 1971, a Dodge produziu uma versão mais desportiva conhecida por Charger Super Bee, mas devido às fracas vendas foi descontinuada no final desse ano. Vários motores estavam disponíveis, desde o Small-Block V8 de 5,6L e 275cv, passando pelos Big Block de 6,3, 6,6 e 7,2L com potências de respectivamente, 300, 320 e 385cv. No entanto a cereja no topo do bolo era o Charger Hemi Super Bee, que tal como o nome indicava estava equipado com o motor Hemi 426 de 7,0L de cilindrada e 425cv de potência.
No total, foram produzidas 5.054 unidades do Charger Super Bee em 1971, dos quais apenas 22 exemplares equipados com o motor Hemi V8. Desses apenas nove exemplares conjugaram o motor Hemi com a caixa manual de quatro velocidades Hemi A833.
O exemplar presente neste artigo é um desses nove e é considerado como o Charger Super Bee mais bem equipado que se conhece, pois veio de fábrica na cor Hemi Orange e com os extras A34 Super Track Pak, diferencial traseiro Sure-Grip Dana 60, capo Ramcharger, selector da caixa de velocidades Hurst Pistol Grip, spoilers na frente e traseira, jantes Rallye e rádio Multi-Plex AM/FM. A juntar a isto foi ainda vendido pelo icónico concessionário Mr. Norm’s Grand Spaulding Dodge de Chicago.