Este Mini passou para o novo ano a escalar um vulcão activo

16/01/2024

O Mini é um automóvel icónico não só do mundo dos clássicos, mas também em toda a indústria automóvel, simbolizando uma verdadeira revolução aquando da sua chegada ao mercado em 1959. Foi idealizado por Sir Alec Issigonis, que tinha como objectivo produzir um automóvel compacto, de tracção frontal, capaz de transportar uma família. A sua produção terminou apenas em 2000.

Ainda hoje é um automóvel utilizado para os mais diversos fins, seja apenas para passear ao fim-de-semana, seja para ser utilizado no dia-a-dia, ou então para uma imensa aventura. Exemplo de tal é a de Ben Coombs, designada de Mini 6000 Expedition, que passou o novo ano a escalar um vulcão activo no Chile, com o seu Mini 1000 de 1974, intitulado Daisy. A acompanhar o Mini ia um Range Rover como veículo de suporte e que levava todo o equipamento necessário para solucionar eventuais avarias.

O Mini sofreu bastantes alterações de modo a estar mais apto para o desafio. Destas, destaca-se a adição de um compressor volumétrico ao motor, de modo a aumentar a potência a baixos regimes, principalmente em altitude. Foi também equipado com um guincho de modo a conseguir ultrapassar vários obstáculos que apenas os veículos 4×4 conseguiriam.

O ponto mais alto da viagem atingiu os 5920 metros de altura acima do nível do mar, uma distância que grande parte das pessoas apenas atinge de avião. A expedição foi concluída com sucesso, mesmo após vários imprevistos resultantes da altitude, não só para os automóveis, como também para as pessoas que acompanhavam o Mini.

O objectivo de Bem era atingir os seis mil metros de altitude mas, apesar de não os ter alcançado, conseguiu desta forma um feito incrível e memorável ao volante do pequeno, mas gigante, automóvel britânico.

1
3
2
4
5
6