Este radar pioneiro no mundo multa pelo peso do carro

15/08/2023

O excesso de peso pode ser um dos problemas da indústria automóvel moderna e já há radares para multar quem circula com quilos a mais.

Paris deve começar a castigar os formatos automóveis mais avantajados e outras cidades europeias devem seguir a reboque. A ideia é minimizar o impacto que estas viaturas têm na poluição ambiental, devido às dimensões e peso superiores. Mas não só. Os veículos mais pesados, além de poluírem mais, provocam um maior desgaste nas estradas, acarretam maiores riscos para os peões em caso de atropelamento, são mais ruidosos.

Um estudo recente da Federação Europeia dos Transportes e Ambiente concluiu que a procura de metais essenciais deve aumentar em 200 vezes até 2050. E a forma de reduzir esse consumo para quase metade é adotar medidas que conduzam à redução do tamanho médios dos automóveis, que sendo mais leves não precisarão de baterias tão grandes e vão usar menos metais essenciais.

Tudo somado, na empreitada que se adivinha contra o peso dos veículos, um novo tipo de radar pode tornar-se numa ferramenta indispensável de controlo.

Já está a gerar contraordenações numa das pontes mais movimentadas da cidade de Nova Iorque, através de sensores que identificam os veículos que circulam com excesso de peso na via que liga Brooklyn a Queens.

A medida foi anunciada pelo próprio Departamento de Transportes de Nova York, confirmando ser o primeiro sistema totalmente automatizado dos Estados Unidos capaz de calcular o peso bruto e o peso por eixo de todos os veículos em andamento.

Estes novos sensores instalados nesta rodovia norte-americana também são sincronizados com as câmaras já instaladas, para gerar automaticamente a respetiva coima.

Se o sistema mostrar eficácia, as autoridades locais deverão proceder à instalação deste tipo de sensores em mais estradas. Sendo apenas uma questão de tempo até à chegada destes radares a este lado do Atlântico.