Projetos caseiros de mecânica e engenharia, daqueles em que a paixão supera claramente a vocação ou a qualidade dos recursos, são um dos nossos “guilty pleasures”. E já perdemos a conta às horas passadas a ver como são construídos numa garagem, a partir de uma folha em branco.
No caso de Kelvin Odartei Cruickshank, o ponto de partida foi um monte de sucata, que transformou no carro que conduz diariamente nas suas deslocações.
Kelvin é natural do Gana, não tem qualquer tipo de formação na área automóvel, mas cresceu entre a rua e a garagem da família, onde dedicou grande parte do seu tempo a construir pequenos robôs com peças de eletrodomésticos estragados.
Nos últimos cinco anos, o jovem abraçou um projeto maior: construir o seu próprio automóvel, com componentes descobertos nas sucatas da cidade. Diz que encontrou tudo o que necessitava, menos o motor de moto que teve de comprar.
Contas feitas, foram cerca de dois mil euros investidos neste automóvel, que faz quase tudo como os outros, não faltando sequer portas com abertura tipo “asas de gaivota”.