A prova teórica tem 20 perguntas de opção múltipla e os aspirantes a condutores podem errar apenas uma resposta. A formação inclui um curso de condução com obstáculos, antes do exame prático em estrada.
China
O exame teórico é composto por 100 perguntas e exige que se memorizem pelo menos mil respostas. O aluno passa por dois exames práticos em dias diferentes, seguidos de uma prova teórica final.
Croácia
São obrigatórias entre 70 e 100 horas de aulas teóricas antes da realização do exame. Os examinadores também avaliam a personalidade do instruendo e a sua destreza ao volante.
Montenegro
No teste de condução são permitidos apenas três erros. Antes de receberem a carta de condução todos os condutores são avaliados por um psicólogo.
Ucrânia
Dois erros é tudo o que os aspirantes a condutores podem cometer na prova prática de condução.
Austrália
Em algumas regiões, os instruendos devem completar 120 horas de aulas práticas antes de poderem realizar o exame final.
Singapura
Para passar ao exame prático, é necessário realizar com sucesso dois exames de código, cada um com 50 perguntas, respondidas em 50 minutos.
França
Os alunos devem realizar 3000 quilómetros ao volante com um professor antes de poderem realizar o exame de condução.
Vietname
A prova teórica é um teste exaustivo aos conhecimentos adquiridos durante as aulas: são 450 perguntas!
Testes teóricos com mil perguntas, três mil quilómetros de aulas práticas, exames aos olhos, aos reflexos e à personalidade são requisitos nos países onde é mais difícil tirar a carta de condução!
Em Portugal, para obter a carta de condução de veículos ligeiros, antes do exame de condução, está obrigado a uma frequência mínima de 28 horas de lições teóricas, que preparam para o chamado exame de código, composto por 30 questões, das quais pode errar três. E se já há quem considere o desafio complicado, estudo realizado pela plataforma britânica Zuto vem provar que o grau de dificuldade aumenta muito noutras latitudes.
A empresa analisou mais de 190 regiões para descobrir como são os testes em vários pontos do mundo. E as diferenças são muitas. Por exemplo, em países como a Noruega, a Hungria e a Áustria as autoridades exigem formação em primeiros socorros; Tailândia, a somar ao teste de visão convencional, são obrigatórios os testes de daltonismo e de visão periférica. Mas há mais.
Na galeria, o ranking completo dos países onde é mais difícil tirar a carta de condução.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.