Especialistas em mobilidade elétrica de todo o mundo desenvolvem novas tecnologias de carregamento por indução que vão tornar possível o abastecimento remoto das baterias de veículos elétricos em andamento, permitindo percorrer distâncias cada vez maiores sem necessidade de interromper a viagem.
Em Telavive, Israel, a ElectReon está a testar a solução num projeto-piloto que consiste num conjunto de estradas com a tecnologia instalada no piso ao longo de vários quilómetros.
O conceito já foi estreado em 2018, numa região da Suécia e, mais recentemente em diferentes zonas da Alemanha, por esta mesma empresa, mas estará agora num novo estágio do desenvolvimento, mais perto de assumir-se como alternativa realmente exequível, nomeadamente me ambientes urbanos muito específicos. Os elevados custos de implementação e a eficiência são alguns dos obstáculos a ultrapassar.
Piso eletrificado
O teste realiza-se num trajeto de 600 metros entre a Estação Ferroviária da Universidade de Telavive e o Terminal Klatzkin em Ramat Aviv, onde foram instaladas no piso bobinas de cobre ligadas à rede elétrica, compatíveis com os equipamentos a bordo da fruta de autocarros que diariamente cruzam aquela artéria da acidade. Os resultados são esperados nos próximos dois meses.
“Este é um passo importante na implementação da novidade, e estamos encantados com o fato de que a primeira rota elétrica do mundo será instalada em Telavive – líder global nas áreas de inovação e transporte inteligente.”, afirmou Oren Ezer, CEO da companhia.
“Estamos a trabalhar constantemente para reduzir a poluição do ar na cidade, e o nosso plano de ação estratégico para nos prepararmos para as mudanças climáticas colocou a luta no topo da agenda ambiental do município. Se o projeto-piloto for bem-sucedido, avaliaremos, com o Ministério dos Transportes, a sua expansão para outras localidades.”, garantiu Ron Huldai, presidente da câmara.