A velocidade excessiva é a principal causa de acidentes com vítimas nas estradas e uma das áreas em que as autoridades rodoviárias estão a investir mais fortemente, nomeadamente com a aposta em mais e melhores redes de controlo por radar, entre outras medidas dissuasoras.

Esta semana já lhe mostrámos como uma localidade francesa está a apostas na ilusão ótica para combater o excesso de velocidade em zonas residenciais, criando um novo padrão de marcações no piso, com linhas brancas que se cruzam e serpenteiam ao longo da estrada para confundir quem segue ao volante, obrigando-o a abrandar.

Hoje trazemos-lhe algo completamente diferente, uma solução que não está diretamente ligada com a visão, mas com audição: as estradas musicais.

As autoridades na Hungria encontraram esta fórmula alternativa e muito original para combater o excesso de velocidade: estradas que dão música, mas apenas a quem circula dentro dos limites legais.

Num troço da autoestrada A67 existem marcações especiais no piso que à passagem do automóvel reproduzem uma parte da música “A 67-es út” do grupo húngaro Republic.

Para este efeito sonoro, os veículos não podem circular a mais de 80 km/h.

Para ver (e ouvir) como funciona no vídeo abaixo: