a carregar vídeo
Adequando-se aos novos tempos, o grupo Europcar procedeu a uma alteração na sua designação e na sua identidade visual, num esforço para refletir de forma visível a transformação por que tem passado nos últimos quatro anos, apostando em aquisições de outras companhias, mas também em diversos segmentos de atuação, desde o aluguer ‘low cost’ ao serviço de motorista, passando ainda pela mobilidade elétrica, bikes & scooters e carsharing peer-to-peer, entre outros.

Presente na Europa há quase 70 anos, a Europcar tem levado a cabo desde 2014 um processo acelerado de transformação em diversos setores, desde logo com a entrada em novos segmentos (low-cost), mas também com a diversificação das suas atividades para além do tradicional de aluguer de automóveis. Adaptando-se aos novos tempos e a novos requisitos de mobilidade, a empresa procurou firmar-se como um fornecedor de soluções de mobilidade a nível global, oferecendo uma ampla gama de serviços: aluguer de automóveis, carrinhas e furgões, chauffeur service, car-sharing e car-sharing peer-to-peer. Assim, de Europcar passou a ser Europcar Mobility Group, algo que para Caroline Parot, CEO do renomeado grupo, serve como uma resposta aos novos desafios da mobilidade.

“As expectativas e necessidades dos nossos clientes têm vindo a evoluir rapidamente. Sabemos que a tradicional propriedade de um automóvel já não é uma solução adequada para todos em resultado da evolução tecnológica e inovação digital. Hoje existem muitas outras soluções inteligentes e economicamente eficientes para nos deslocarmos de um ponto a outro, e é isto que importa verdadeiramente para as pessoas”, explicou Parot, enaltecendo que a Europcar Mobility Group quer ser “a ‘Empresa de Serviços de Mobilidade’ preferida e oferecer soluções alternativas à propriedade de veículos que sejam atrativas”.

Nos últimos anos, a estratégia de crescimento do grupo tem sido dirigida especificamente através de um conjunto de aquisições, incluindo a Ubeeqo, uma start-up europeia especializada em carsharing, e a Brunel, um fornecedor de serviços de motorista. Recentemente, o grupo também comprou a Scooty, uma startup de scooter-sharing, e efetuou ainda investimentos minoritários na Snappcar, o segundo maior parceiro internacional de carsharing na Europa, e na Wanderio, uma plataforma multimodal que permite a pesquisa e comparação.

Além dos investimentos em novas soluções de mobilidade, o grupo continua a “reforçar a sua experiência central no aluguer de veículos, com o objetivo de atender melhor as necessidades de todos os clientes, independentemente do orçamento e da sua utilização”, conforme revela a companhia em comunicado. Para tal, adquiriu em 2017 a Goldcar, líder em aluguer de automóveis low-cost na Europa, e da Buchbinder, uma das principais líderes de aluguer de veículos na Alemanha.

A alteração do nome do grupo foi aprovada durante a Reunião Anual dos Acionistas, realizada em 17 de maio de 2018. “O novo nome e identidade visual do grupo vão ligar todas as nossas marcas, com um símbolo muito distinto concebido com as três iniciais do Europcar Mobility Group. As formas arredondadas, linhas cruzadas e cores frescas sugerem a facilidade e a perfeição das nossas soluções, e a ligação entre as nossas marcas e serviços de mobilidade” revela Xavier Corouge, Diretor de Marketing, Digital e Clientes do Grupo.

Entre as marcas que fazem parte do Europcar Mobility Group contam-se, naturalmente, a Europcar, a Goldcar, a InterRent (especialista em aluguer de automóveis de gama média), a Buchbinder (um dos principais líderes de aluguer de automóveis na Alemanha), a Ubeeqo (start-up europeia especializada em car-sharing B2B e B2C), a Bluemove (empresa espanhola de carsharing), a GoCar (empresa irlandesa de carsharing), a E-car Club (clube de carros elétricos pay-per-use com base no Reino Unido), a Scooty (start-up de scooter-sharing) e a Brunel (empresa de serviços de motorista com sede em Londres).