Publicidade Continue a leitura a seguir

Exame de código para conduzir trotinetes

Publicidade Continue a leitura a seguir

Em 2022, Singapura vai passar a exigir carta de trotinete. Certificado digital chega depois de aprovar em exame teórico para maiores de 16.

 

Quem circula de trotinete elétrica na via pública está sujeito a regras de trânsito, mas quantos conhecem o Código da Estrada?

Singapura quer garantir que a nova grande moda da mobilidade urbana não acelera mais os números da sinistralidade e prepara-se para se tornar a primeira cidade a obrigar à realização de testes teóricos para a condução de trotinetes e bicicletas elétricas.

De acordo com a imprensa local, a decisão da Autoridade de Trânsito Terrestre de Singapura entra em vigor em janeiro de 2022, data a partir da qual os condutores daquele tipo de veículos já só vão poder circular na via pública depois de aprovarem no exame.

As provas são de escolha múltipla e realizadas online, com perguntas sobre segurança rodoviária. A idade mínima para a “carta” de trotineta é de 16 anos.

Os condutores que não cumprem a nova lei arriscam uma multa no valor 3000 euros e até 12 meses de prisão efetiva.

Estima-se que em Singapura circulem diariamente mais de 6 mil trotinetes elétricas e cerca de 30 mil bicicletas a motor.