O fenómeno dos NFT (Non Fungible Token), peças únicas e indivisíveis, que servem como propriedade virtual e de autenticidade de um bem, é para muitos a evolução natural do colecionismo de cromos ou selos. Mas o novo mundo da chamada ‘criptoarte’ é tudo menos consensual. Um artista, conhecido como “Shl0ms”, em protesto contra aquilo a que classifica como a “ganância no mundo cripto”, fez explodir um Lamborghini avaliado em cerca de 200 mil euros, para transformar os pedaços do carro em 999 NFTs.

Shl0ms escolheu o Huracán por acreditar que “é uma forte representação de pessoas que estão envolvidas com criptoativos simplesmente porque é uma forma de ganhar dinheiro em cima de outras pessoas o mais rápido possível”, comentou ao site The Block.

“Essa tecnologia (o blockchain) é incrivelmente promissora, existem tantas coisas boas que poderiam ser feitas com ela, mas o que tem sido feito são coisas terríveis. É puramente extrativa”, acrescentou o artista.

O Lamborghini Huracan foi adquirido apenas para esta intervenção, no meio do deserto. Cada peça carbonizada foi filmada em alta resolução e são esses vídeos agora que valem como obras de arte, transformados em NFT: 888 serão colocados à venda; 111 estão já entregues a pessoas que colaboraram no projeto.