Faróis do futuro vão comunicar com os condutores

22/10/2018

A tecnologia de iluminação do futuro traz consigo muitas potencialidades para os construtores automóveis e para os seus parceiros nessa área em matéria de funcionalidade e, também, de design.

Um desses exemplos é agora revelado pela Volkswagen, que oferece uma pequena ideia de como será o futuro da iluminação automóvel e como os faróis e farolins poderão transmitir mensagens e comunicar com outras pessoas.

No cerne dessa nova tecnologia está o aprimoramento da iluminação LED, com 30.000 díodos nos faróis, superando as atuais de matriz LED, podendo assim oferecer diferentes capacidades de iluminação, desde a diminuição da iluminação de forma parcial (para não encandear o trânsito em direção oposta) ou criando símbolos e padrões no asfalto para comunicar com os outros participantes da via pública.

No limite, poderia até ajudar a impedir acidentes, ao mostrar a trajetória (delineada no chão) que o carro iria seguir, assim dando a conhecer o seu rumo a outros carros ou peões.

Na traseira, os LED também poderiam incrementar a segurança da mesma forma que na dianteira, mas também com outras utilizações, como na apresentação de grafismos e símbolos que possam alertar para situações de perigo ou para engarrafamentos. Nos veículos elétricos, poderia até indicar o estado de carga das baterias.

Em versão mais avançada, como revelada por um protótipo experimentar, painéis luminosos poderiam ser colocados em redor de todo o veículo, concedendo informações e sinalética em 360 graus a todos os outros intervenientes da via pública.

O objetivo, além de incrementar a segurança em diversas facetas, é tornar também a iluminação como um fator emocional nos veículos.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.