Os vídeos de Rich Benoit sempre foram um verdadeiro fenómeno de popularidade entre fãs da Tesla. Até que o youtuber quis mudar para um carro a gasolina…

 

Rich Benoit ganhou fama à custa dos seus vídeos de reconstruções de veículos da Tesla no Youtube. O americano gere o canal ‘Rich Rebuilds’ naquela plataforma, com mais de 700 mil subscritores, maioritariamente clientes da marca de Elon Musk e fãs assíduos dos projetos radicais de Benoit, como aquele em que ajudou a transformar um Tesla Model3 numa versátil pick-up elétrica chamada Truckla.

Este tipo de modificações em automóveis é algo muito em voga nos Estados Unidos, bastante enraizado na cultura, o que ajuda a perceber a popularidade dos vídeos de um canal do género, dirigido para um publico específico e muito fiel, mas que parece não tolerar traições.

Benoit anunciou aos seus milhares de seguidores no Youtube que se preparava para vender o seu mais recente projeto Tesla para voltar a comprar um automóvel a gasolina. O suficiente para a relação azedar…

Em poucas horas, o youtuber passou de ídolo a alvo a abater na Internet. E o vídeo publicado na sua conta de Twitter foi imediatamente removido por violar as políticas e diretrizes da companhia.

De acordo com o criador de ‘Rich Rebuilds’, nenhum vídeo do canal contraria os termos das plataformas em questão e, não se tratando de falha técnica, aponta o dedo aos fãs radicais da Tesla.

No vídeo da polémica, com o título “Porque vou vender o meu Tesla e voltar para gasolina”, Benoit reconstrói totalmente um Model S P85 do ano de 2013, enquanto explica as razões que o levam a querer mudar para um motor de combustão interna. E terá sido esse o motivo que levou milhares de utilizadores a censurarem aquele conteúdo, forçando a sua remoção. Numa última tentativa, o vídeo foi sinalizado como “conteúdo impróprio” e esteve online apenas 40 minutos…

“Estou no YouTube há muitos anos e nunca vi um vídeo meu ser removido, por isso ter um vídeo retirado horas depois de eu anunciar que iria trocar o meu Tesla por um veículo a gasolina não perece coincidência.”, explicou.

Benoit afirma que não deixará de publicar projetos com modelos da Tesla no seu canal, mas como entusiasta de automóveis irá procurar diversificar a sua oferta de conteúdos online com outro tipo de veículos, elétricos ou equipados com motores de combustão. Sobre a polémica que envolve a marca de Elon Musk, deixará a poeira assentar. “Eu tenho Tesla e continuarei a ter. A minha esposa tem um Model X. A minha filha conduz um Model S. Os meus miúdos com menos de 9 anos conduzem Tesla em miniaturas. Eu próprio tenho um Model X e um Model S.”, afirmou.