Ferrari apresenta SF90 XX, o primeiro da série XX capaz de circular na via pública

07/07/2023

O Ferrari SF90 Stradale foi lançado em 2019 como modelo de topo da gama da marca do Cavallino Rampante, partilhando a mesma designação com o automóvel de Fórmula 1, mas aqui coadjuvado com a denominação Stradale. O nome SF90 provém dos 90 anos da Scuderia Ferrari.

Para locomover o SF90 Stradale estão três motores eléctricos de 220cv e um motor térmico V8 Twin-Turbo de 4,0L de cilindrada, capaz de desenvolver 780cv às 7.500rpm, perfazendo uma potência combinada de 1.000cv às 8.000rpm e 800Nm de binário às 6.000rpm. Dois dos motores eléctricos fazem locomover as rodas da frente, um motor em cada roda e fazem de marcha-atrás, uma vez que a caixa de velocidades mecânica não tem. O motor está acoplado a uma caixa de dupla embraiagem de oito velocidades.

Agora, com base no seu modelo de topo, a Ferrari apresentou o mais recente automóvel para o Programa XX, com a potência total a subir para os 1.030cv, extraídos do mesmo motor F154 FA. Apesar do incremento de potência ser pouco, o maior ênfase desta versão foi dada à aerodinâmica, além da diminuição de peso e da melhor refrigeração, travagem e som. O interior recebeu backets em carbono com cintos de quatro pontos.

Este novo automóvel XX tem a particularidade de ser homologado para uso em estrada, algo que não acontecia nos seus antecessores, além de estar disponível com duas carroçarias, o coupé Stradale e o descapotável Spider.

No total a Ferrari irá produzir apenas 799 unidades do SF90 XX Stradale e 599 do SF90 XX Spider. O preço para a versão fechada é na ordem dos 750 mil euros, enquanto que a versão descapotável custa 855 mil euros. No entanto, todas as unidades já se encontram vendidas.

ferrari_sf90_xx_stradale_7
ferrari_sf90_xx_stradale_9
ferrari_sf90_stradale_11
ferrari_sf90_xx_spider_1
ferrari_sf90_xx_spider_5
ferrari_sf90_xx_spider_8
ferrari_sf90_xx_spider_50
ferrari_sf90_xx_spider_57