Em caso de acidente ou avaria, é obrigatório usar triângulos de emergência para sinalizar o veículo imobilizado na estrada. Mas este dispositivo pode ter os dias contados, com a entrada em cena de um novo tipo de equipamentos luminosos. Chamam-se Help Flash (ou luzes V-16) é são uma espécie de lanternas portáteis, suficientemente pequenas para se arrumarem no porta-luvas ou nas bolsas das portas do veículo, e que se ligam automaticamente aos serem acopladas magneticamente num dos painéis da carroçaria, começando a emitir uma luz amarela intermitente.
O modelo já está homologado como sinalização de emergência em Espanha, podendo, a partir de 1 de julho, substituir os pouco práticos triângulos. E passa a ser obrigatório naquele país em janeiro de 2026.
Mais prático e seguro
O Help Flash é visível a 360 graus e a mais de um quilómetro distância, tornando-o muito mais eficaz do que um triângulo convencional. Mas, de acordo com as autoridades, há muitos mais argumentos a favor do novo dispositivo.
A colocação dos triângulos obriga o condutor a sair do veículo e a caminhar até 50 metros pela via para proceder à sua colocação a uma distância correta. Uma situação de perigo evitável, como confirmam os números da sinistralidade em Espanha: entre 2018 e 2020, 42 pessoas foram fatalmente atropeladas quando abandonaram a sua viatura imobilizada na berma da estrada.O equipamento funciona com uma pilha de 9 volts, que tem carga para duas horas e meia de funcionamento contínuo, não necessitando de qualquer cabo para ligação. A partir de 2026 deve incluir um sistema de GPS, que comunicará automaticamente às autoridades a localização, desde o momento em que é ativado até que é desativado.
Em Portugal, os triângulos continuam a ser obrigatórios, mas o novo sinal luminoso de emergência, legal desde 2018, pode servir como complemento de segurança, já estando disponível em várias lojas de acessórios, por preço que rondam os 20 euros.
