Ford Focus WRC de Colin McRae está à venda

23/02/2022

Carro pilotado pelo “Escocês Voador” é um dos destaques do leilão da Silverstone Auctions, calendarizado para os dias 5 e 6 de março. O valor estimado de venda: entre 360 e 420 mil euros!

Colin McRae morreu há quinze anos, num acidente de helicóptero. Mas o fascínio pelo estilo de condução espetacular que fez escola mantém-se intacto. “Escocês Voador” é reconhecido como um dos mais talentosos pilotos de ralis de todos os tempos, como se percebe pelos valores altíssimos a que mudam de mãos cada carro por ele utilizado. O mais recente a leilão é o Ford Focus WRC que capotou violentamente quando teve o campeonato nas mãos…

Colin McRae deixou o volante dos Subaru (marca japonesa com que celebrou o seu único título no Mundial de Rali, em 1995), para passar a defender as cores da oval azul. Com a Ford, McRae esteve muito perto de ser campeão na temporada de 2001, mas no frente a frente com Richard Burns, o piloto da Subaru levou a melhor. Um erro cometido no rali da Grã-Bretanha, quando acelerava a mais de 210 km/h, fez capotar o Ford Focus WRC de Colin McRae.

O carro, totalmente destruído, foi reconstruído nas oficinas da equipa M-Sport para participar em provas na seguinte temporada, acabando depois numa coleção privada.

E será leiloado em março nas especificações de competição originais e com as cores originais da Martini, além de toda a documentação que confirma este mesmo historial desportivo: Passport Technique da FIA, homologação e “set-up” de fábrica. O motor 2.0 Zetec turbo com 300 cv também foi reconstruído na íntegra.

Aos interessados no leilão, pré-inscrições site da Silverstone Auctions ou por e-mail [email protected].

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.