Desenvolvido por Lee Iacocca sob a plataforma do Ford Pinto, este era 222kg mais leve e 483mm mais pequeno que o anterior Mustang. A direcção foi melhorada, com a introdução do sistema de pinhão e cremalheira.
A nível de motores estava equipado com o motor de quatro cilindros em linha de 2,3L de cilindrada, com o V6 Cologne de 2,8L ou o maior V8 Windsor de 4,9L de cilindrada, apesar da Ford o designar como 5,0L, debitando 142cv de potência. Acoplado ao motor poderia estar uma caixa manual de quatro velocidades ou uma automática de três. Apesar das suas prestações inferiores, o Mustang II seria um sucesso de vendas.
Em 1978, último ano de produção do Mustang II, a Ford lança o King Cobra, como forma de concorrer com o Pontiac Firebird Trans Am. No entanto, esta versão teve uma produção limitada, com cerca de 4.971 unidades construídas.
O Mustang King Cobra estava equipado com uma saída de ar no capot, kit estético mais desportivo e decoração específica, incluindo uma cobra desenhada a fazer lembrar o Pontiac Firebird, e penas estava disponível com o motor V8. Estava ainda equipado com o tejadilho T-Top, com dois painéis amovíveis, um por cima do condutor e outro do passageiro, e com o Rallye Handling Package, que consistia numa suspensão mais dura, amortecedores ajustáveis e barra estabilizadora traseira.
Apesar da raridade, os Mustang King Cobra são vendidos por valores relativamente baixos, mesmo os exemplares em excelente estado, como é o caso do Mustang King Cobra presente neste artigo, equipado com caixa automática de três velocidades. Foi levado a leilão no passado dia 22 de Setembro, num evento organizado pela Mecum, em Dallas, sendo vendido por 19.800 dólares, cerca de 18 mil euros.





