Estradas aquecidas que impedem a acumulação de gelo e neve já estão a ser testadas em França.
A Eurovia está a testar a sua tecnologia numa estrada na localidade de Égletons, em Corrèze, uma região fortemente afetada por nevões e temperaturas muito baixas. A empresa quer provar que a partir de agora este curto trecho de cerca de 120 metros vai manter condições ótimas de aderência independentemente das condições climatéricas adversas. Para o efeito conta com um sistema de aquecimento responsável por fazer derreter a neve e o gelo e impedir a sua acumulação.
A tecnologia chama-se “Power Road” e é capaz de fazer o máximo aproveitamento do calor do sol – o pavimento pode atingir uma temperatura de 60 ° na superfície e 40 ° a 10 cm de profundidade.
E quando o sol se esconde?
De acordo com os responsáveis pelo projeto, o aquecimento da via faz-se “por antecipação”. Ou seja, a rede de tubos em polipropileno, instalada sob o pavimento de alcatrão, captura o calor do asfalto e utiliza sensores, que registam a temperatura ambiente e o nível de humidade no piso, para determinar o melhor momento para o inicio do processo de aquecimento.
Segundo a mesma fonte, o grande obstáculo da “Power Road” no imediato são os custos elevados associados à tecnologia, embora a empresa sublinhe que se trata de um investimento a longo prazo que evitará despesas recorrentes com os recursos técnicos e humanos para a remoção da neve e do gelo.